include("site.inc"); $template = new Page; $template->initCommon(); $template->displayHeader(); ?>
Últimas Notas de Versão na Web | |
---|---|
Estas notas de lançamento podem ter sido alteradas. Para ver as últimas notas de lançamento para o Fedora, visite: |
As seguintes seções contém informações sobre pacotes de programas que tiveram mudanças significativas no Fedora 9. Para um melhor acesso, eles estão organizados nos mesmos grupos mostrados no sistema de instalação.
O utilitário system-config-soundcard
foi removido, devidor a numerosas concepções legadas e questões de implementação.
O Fedora 9 agora inclui o Perl 5.10.0, a primeira "grande" atualização de versão do perl5 há algum tempo. O interpretador Perl, em si, é mais rápido com um pequeno consumo de memória e tem várias melhorias em torno do UTF-8 e encadeamento (threads). A instalação do Perl agora é realocável, uma bênção aos administradores de sistemas e empacotadores de sistema operacional. O Perl 5.10.0 também inclui um novo operador de igualação/combinação (match) inteligente, um seletor de declaração, capturas denominada, variáveis de estado, e melhores mensagens de erro.
Para mais informações, veja:
A funcionalidade do plugin installonlyn
foi incluída no núcleo do pacote yum. As opções installonlypkgs
e installonly_limit
são usadas por padrão para limitar o sistema a manter apenas 2 pacotes de kernel. Você pode ajustar o conjunto ou o número de pacotes ou desativar inteiramente a opção para atender as suas necessidades. Mais detalhes estão disponíveis na página de manual para o yum.conf
.
O comando yum
agora tenta novamente quando ele detecta uma trava. Esta função é útil se um processo estiver verificando atualizações ou se você estiver rodando simultaneamente o yum
e um de seus frontends.
O comando yum
agora entende, em seu arquivo de configuração, um parâmetro cost relativo ao custo de acesso ao repositório de software. Isto é útil para pesar um repositório de pacotes como maior ou menor que algum outro. O valor padrão do parâmetro cost é 1000.
No Fedora 9 Rawhide, o arquivo /etc/yum.repos.d/fedora-development.repo
foi mudado para /etc/yum.repos.d/fedora-rawhide.repo
. As referências ao fedora-rawhide.repo
foram mudadas para rawhide
. Devido a maneira de como o RPM lida com arquivos de configuração, o arquivo /etc/yum.repos.d/fedora-development.repo
existente é salvo como /etc/yum.repos.d/fedora-development.repo.rpmsave
se o mesmo foi previamente modificado. Usuários do repositório de desenvolvimento podem precisar atualizar scripts customizados de cofigurações de arquivos para utilizar o novo nome.
A facilidade do pam_mount
agora usa um arquivo de configuração escrito em XML. O arquivo /etc/security/pam_mount.conf
será convertido para /etc/security/pam_mount.conf.xml
durante a atualização com o /usr/bin/convert_pam_mount_conf.pl
, que remove todos os comentários. Qualquer configuração feita pelo usuário deve ser convertida manualmente com o scritp de conversão, se desejado. Um arquivo pam_mount.conf.xml
de exemplo com comentários detalhados sobre as opções disponíveis aparece em /usr/share/doc/pam_mount-*/pam_mount.conf.xml
.
TeXLive é uma substituição ao antigo e não mais mantido pacote TeX. Ele oferece novo estilo pacotes e correções de muitos problemas de segurança com a antiga distribuição.
O Linux Terminal Server Project (LTSP) foi incluído diretamente no Fedora 9. O trabalho continua. Para as últimas notícias e documentação, visite:
O pacote nautilus-open-terminal agora usa uma chave GConf para controlar seu comportamento quando lançado pelo clique com o botão direito no Desktop. Para habilitar o seu comportamento anterior, que abre o terminal no diretório home do usuário, use este comando:
gconftool-2 -s /apps/nautilus-open-terminal/desktop_opens_home_dir --type=bool true
O pacote i810switch foi removido. Sua funcionalidade está agora disponível através do comando xrandr
incluído no pacote xorg-x11-server-utils.
O pacote evolution-exchange substitui o evolution-connector, e fornece uma capacidade sob o antigo nome.
Os pacotes system-config-firewall e system-config-selinux substituem o system-config-security-level. O pacote system-config-selinux é parte do pacote policycoreutils-gui .
O pacote pilot-link agora bloqueia o módulo visor
por padrão. Os usuários são encorajados a experimentar o acesso USB direto presentes nas versões recentes do pilot-link. Isto é habilitado passando a opção --port usb:
para os vários utilitários pilot-link, ao invés do dispositivo serial usado no passado (tipicamente /dev/pilot
ou /dev/ttyUSB0
, /dev/ttyUSB1
, e assim por diante). Por exemplo:
pilot-xfer --port usb: --list
Os pacotes hal-info e hal foram atualizados para o atual conjunto de permissões para o dispositivo USB necessário usando o PolicyKit. Se você tem qualquer configuração manual existente, revertá-a para evitar possíveis conflitos.
Para mais informações, visite o README.fedora
incluído no pacote pilot-link.
A seguinte informação legal diz respeito a alguns softwares no Fedora.
Portions Copyright (c) 2002-2007 Charlie Poole or Copyright (c) 2002-2004 James W. Newkirk, Michael C. Two, Alexei A. Vorontsov or Copyright (c) 2000-2002 Philip A. Craig