include("site.inc"); $template = new Page; $template->initCommon(); $template->displayHeader(); ?>
Últimas Notas de Versão na Web | |
---|---|
Estas notas de lançamento podem ter sido alteradas. Para ver as últimas notas de lançamento para o Fedora, visite: |
Você pode encontrar um tour repleto de figuras e vídeos desta excitante nova versão em http://fedoraproject.org/wiki/Tours/Fedora9.
Para um sumário amigável, para usuários menos técnicos, das mudanças importantes da presente versão, visite:
Esta versão inclui novas versões significantes dos componentes chave e tecnologias. As seções seguintes fornecem uma visão geral da maioria das mudanças desde a última versão do Fedora.
O Fedora inclui várias variantes (spins), com diferentes combinações de aplicativos que respeitam os requisitos dos usuários finais. Além de uma imagem boot.iso muito pequena para a instalação via rede, os usuários ainda têm as seguintes opções:
Uma imagem regular para os usuários de computadores pessoais, estações de trabalho e servidores. Esta variante oferece um bom ciclo de atualizações e um ambiente familiar para os usuários de versões anteriores do Fedora.
Uma de várias imagens Live que podem rodar a partir de um disco ou dispositivo flash USB e que podem ser instaladas no disco rígido como desejado. Veja a seção "Live" para maiores informações sobre as imagens Live.
Mais spins personalizadas estão disponíveis em http://spins.fedoraproject.org. Lembre-se de que essas imagens Live podem ser usadas em mídia USB através do utilitário livecd-iso-to-disk disponível no pacote livecd-tools.
As versões do Fedora estão disponíveis também via Jigdo. Este método de distribuição pode aumentar a velocidade para obtenção das imagens ISO de instalação. Ao invés de esperar pelos torrents para completar o download, o Jigdo procura os mirrors mais rápidos que ele pode encontrar, através da infra-estrutura do Fedora Project Mirror Manager, e faz o download dos bits que necessita a partir desses mirrors. Para otimizar a procura destes bits, você pode configurar o Jigdo para adicionar um DVD ou CD que você já tenha e reduzir os downloads redundantes. Esta característica torna-se particularmente útil se você:
Baixar todos as versões de teste e então obter a versão final, em caso que você já tem 90% dos dados baixados com cada download subseqüente das versões de teste.
Fazer o download do DVD e do CD, neste caso o DVD contem 95% dos dados necessários para o CD.
Baixar qualquer uma das combinações acima.
Esta versão traz o GNOME 2.22. O GNOME agora inclui um utilitário para fotos via webcam e criação de vídeo chamado Cheese, melhorias no suporte ao sistema de arquivos de rede, um novo applet de relógio internacional, suporte ao Google Calendar e marcadores (labels) customizados no Evolution, um novo visualizador de Desktop remoto, melhorias nas funcionalidades de acessibilidade e integração com PolicyKit.
O KDE 4.0.3 está disponível na imagem do KDE Live bem como no DVD regular.
O Xfce 4.4.2 está disponível como parte desta versão.
O NetworkManager 0.7 fornece melhorias ao suporte de banda larga móvel, incluindo dispositivos GSM e CDMA e também agora suporta múltiplos dispositivos e redes mútuas (ad-hoc) para compartilhar conexões. Isto está agora habilitado por padrão na instalação a partir do DVD, CD, rede e imagem Live.
O instalador do Fedora, Anaconda, agora suporta redimensionamento de partições ext2/3 e NTFS, cria e instala o Fedora em sistema de arquivos encriptados, foi melhorando o modo de recuperação (Rescue Mode) com o FirstAidFit, uma independente localizações para a segunda fase do instalador e de pacotes de software. Uma reestruturação, imagem netboot.iso
maior, que agora dispõe de uma segunda fase do instalador em parte por essa razão.
Imagens Live USB agora com suporte a persistência, ou seja, seus dados e mudanças de configuração serão preservados mesmo depois de reinicializá-lo.
PackageKit, um novo conjunto de ferramentas gráficas e para console, com um framework para gerenciamento de software independentemente de distribuição, substituíu o Pirut nesta versão do Fedora. O atualizador gráfico do PackageKit está disponível ao invés do Pup. Por trás do PackageKit, o desempenho do yum
foi significamente melhorado.
O FreeIPA torna o gerenciamento de auditoria, identidade e políticas de processos mais fácil fornecendo um provisionamento via web a através de linha de comando, além de ferramentas de administração para facilitar a administração de sistema. O FreeIPA combina o poder o Fedora Directory Server com o FreeRADIUS, MIT Kerberos, NTP e DNS para prover uma fácil solução que funcione sem requerer configurações (out of the box).
Ext4, a próxima versão do maduro e estável sistema de arquivos ext3 está disponível como uma opção nesta versão. Ext4 dispõe de um desempenho melhor, alta capacidade de armazenamento e várias outras novas funcionalidades.
Esta versão do Fedora usa o Upstart, uma substituição baseada em evento para a aplicação /sbin/init
.
O Firefox 3 traz uma série de importantes melhorias, incluindo uma nativa aparência e comportamento (look and feel), integração com o desktop, o novo Places substituindo os favoritos e uma re-estruturada barra de endereços.
O ambiente Java completamente livre e de código aberto OpenJDK 6 é instalado por padrão. O IcedTea 7, derivado do OpenJDK 1.7, já não é mais o padrão. O IcedTea inclui um plugin para navegador baseado no GCJ e está disponível para as arquiteturas x86 e x86_64. O GCJ continua sendo o padrão na arquitetura PPC.
OpenOffice.org 2.4, com muitas novas melhorias está disponivel como parte do Fedora 9.
O Fedora agora inclui o Perl 5.10.0, que dispõe de um menor consumo de memória e outras melhorias.
O Fedora agora inclui o TeXLive em substituição a antiga e não mais mantida distribuição do TeX.
O Fedora 9 apresenta um kernel baseado na versão 2.6.25.
Problemas (crashes) no kernel podem ser mais automaticamente reportados ao http://www.kerneloops.org/ e diagnosticados de uma maneira amigável através do pacote kerneloops instalado por padrão. Assinaturas de Problemas (crashes) são comummente referidos como "oopses" no Linux.
Os trabalhos sobre a iniciação e encerramento do X tem rendido melhorias notáveis.
Os planos propostos para a próxima versão do Fedora estão disponíveis em http://fedoraproject.org/wiki/RoadMap.