include("site.inc"); $template = new Page; $template->initCommon(); $template->displayHeader(); ?>
Últimas Notas de Versão na Web | |
---|---|
Estas notas de lançamento podem ter sido alteradas. Para ver as últimas notas de lançamento para o Fedora, visite: |
Esta seção detalha as mudanças que afetam os usuários da área de trabalho gráfica do Fedora.
Esta versão idispõe do GNOME 2.22.
A tela de entrada do GNOME foi desabilitada pelo projeto principal intencionalmente. Para habilitá-la, use o gconf-editor
ou o seguinte comando:
gconftool-2 --set /apps/gnome-session/options/show_splash_screen --type bool true
O tema da janela de diálogo para travar a tela não está ligado a proteção de tela selecionada nesta versão. Para habilitá-lo, use o gconf-editor
ou o seguinte comando:
gconftool-2 --set --type string /apps/gnome-screensaver/lock_dialog_theme "system"
As funcionalidades de piscar os cursores são ativadas por padrão nesta versão, e são gerenciados centralizadamente através de uma configuração gconf. Para desligá-los, execute os seguintes comandos:
gconftool-2 --type bool --set /desktop/gnome/interface/cursor_blink false
GNOME 2.22 apresenta o novo Gvfs, um sistema de arquivos virtual no espaço do usuário com back-ends para sftp, ftp, dav, smb, obexftp, entre outros. O sistema Gvfs está substituindo o gnome-vfs
.
GvFs consiste em duas partes:
GIO, que é uma nova biblioteca compartilhada que é parte da Glib e fornece a API para o gvfs
O próprio Gvfs, uma pacote que contém back-ends para vários tipos de sistemas de arquivo e protocolos
O sistema Gvfs roda um executável mestre simples, gvfsd
, que acompanha o atual "mount" gvfs
. A maioria do "mounts" estão rodando em processos executáveis separados. Os clientes comunicam-se com os "mounts" com uma combinação de chamadas DBus (na sessão bus e usando DBus ponto-a-ponto) e um protocolo customizado para conteúdo de arquivos.
Alguns tipos de sistemas de arquivos suportados pelo gnome-vfs
anteriormente podem não ser suportados ainda pelo gvfs
. Os trabalhos continuam para fornecer soluções completas para todos esses tipos.
O Gerenciado de Tela do GNOME (GNOME Display Manager - gdm
) foi atualizado para a ultima versão do código upstream, que é uma reescrituração completa dirigida pelos desenvolvedores do Fedora.
O PolicyKit pode ser usado para controlar desligamentos e reinicializações. A ferramenta de configuração gdmsetup
foi marcada para ser substituída. Para mudanças de configuração, visite:
http://live.gnome.org/GDM/2.22/Configuration
Novas funcionalidades disponíveis na tela de login incluem:
poderoso gerenciamento e monitoramento na tela de login, assim os laptop hibernam ou desligam quando a bateria fica com pouca carga
lista de usuários inteligente
papel de parede padrão comum entre a janela de login e a sessão da área de trabalho, sem qualquer tremolação intermediária
Para mais informações sobre está implementação:
http://fedoraproject.org/wiki/Features/NewGdm
Nota: Os arquivos ~/.Xclients
e ~/.xsession
não são mais lidos automaticamente na hora do login. Se você usar qualquer um desses arquivos, instale o pacote xorg-x11-xinit-session.
Este versão dispõe do KDE 4.0.3. Como o pacotes kdepim e kdevelop não são parte do KDE 4.0 e o kdewebdev está apenas parcialmente disponível (sem o Quanta) no KDE 4.0, as versões 3.5.9 destes pacotes são expedidas.
O KDE 4.0 dispõe de atualizações de compotentes do núcleo como o porte para a Qt 4. Além disso, introduz um novo número de frameworks, como o Phonon, uma API multimídia; o Solid, um framework integrador de hardware; o Plasma, uma área de trabalho refeita e com painéis com muitas concepções novas; busca no Desktop integrada; composição como um recurso do KWin; E um novo estilo visual chamado oxigênio. O KDE 4.0.3 é uma versão de conserto de bug da versão KDE 4.0.
O Fedora 9 não inclui o legado Ambiente KDE 3. Ele inclui a plataforma de desenvolvimento do KDE 3 que é usada para desenvolver, compilar e rodar aplicações KDE 3 no KDE 4 ou qualquer outro ambiente desktop. Veja a seção Compatibilidade com Versões Passadas para mais detalhes sobre o que está incluso.
Uma vez que o pacote networkmanager
não funciona com a versão do NetworkManager disponível nessa versão, as imagens do KDE Live usam o nm-applet
do pacote NetworkManager-gnome em substituição. O utilitário gnome-keyring-daemon
salva as senhas para essas tecnologias de criptografia. (O pacote knetworkmanager do Fedora 8 que invoca o comando nm-applet
não é mais usado.)
Como agora o gerenciador de janelas nativo KWin tem opcionalmente suporte a composição e a efeitos no Desktop, a imagem Live KDE não inclui mais o Compiz/Beryl. O mode de composição/efeitos do KWin é desabilitado por padrão, mas pode ser habilitado em systemsettings
. O Compiz (integrado com o KDE 4) está disponível no repositório instalando o pacote compiz-kde.
O Plasma substitui o antigo Kicker e KDesktop. O Plasma gerencia tanto o painel quanto a área de tradalho e agora é possível colocar os mesmos applets Plasma (plasmoids) em ambos (painel e área de tradalho) desde que o applet suporte as restrições de tamanho impostas pelo painel.
O antigo Centro de Controle do KDE (KControl) foi substituído pelo Configuração do Sistema (systemsettings
).
O gerenciador de login KDM usa um novo formato de tema. Portanto, temas do KDM escritos para o KDE 3 não funcionam no KDM do KDE 4. O KDM agora inclui suporte para configurações de temas, desta maneira, a ferremante externa kdmtheme
não é mais necessária.
Todas as aplicações acima podem ser encontradas no pacote kdebase-workspace.
Os pacotes qt, kdelibs e kdebase agora representam a versão KDE 4, tornando obsoletos os pacotes qt4, kdelibs4 e kdebase4 das versões anteriores do Fedora.
As versões Qt/KDE 3 foram renomeadas para qt3, kdelibs3 e kdebase3. O Fedora 9 somente inclui partes do kdebase3. Visite a seção Compatibilidade com Versões Passadas para detalhes.
O módulo kdebase do KDE upstream foi dividido em três módulos: kdebase-runtime, kdebase (as vezes chamado de kdebase-apps para distingüí-lo do antigo kdebase) e kdebase-workspace. Esta divisão está refletida nos pacotes do Fedora.
O Fedora 9 inclui um pacote chamado kdegames3 que contém os games ainda não suportados pelo KDE 4.
O Dolphin, que faz parte do pacotekdebase, substitui o d3lphin.
O pacote kdebase-workspace agora inclui suporte para configuração de tema KDM e portanto torna obsoleto o pacote kdmtheme.
O Okular substitui o KPDF, o KGhostView e o KFax no kdegraphics.
O pacote kaider substitui o KBabel, que contumava ser parte do kdesdk.
O pacote okteta substitui KHexEdit, que era parte do kdeutils .
Os pacotes kalgebra e marble agora fazem partekdeedu .
O pacote ksudoku agora é parte kdegames .
O pacote gwenview agora é parte do kdegraphics .
Os pacotes kiconedit e kcoloredit que usualmente eram parte do pacote kdegraphics, agora estão separados.
O pacote kmid, que custumava ser parte do kdemultimedia, agora é um pacote separado.
O time KDE do Fedora decidiu retirar os subpacotes -extras, que continham aplicações descontinuadas ou instáveis, porque estas aplicações foram consertadas ao retiradas no KDE 4.
O pacote kdeadmin-kpackage foi retirado de dentro do kdeadmin, porque agora o KPackage depende do smart.
O KDE 4 retirou o módulo kdeaddons. Portanto, não existe este pacote no Fedora 9. O Atlantik Designer, para ser usando com o kdegames3, ainda está disponível como kdeaddons-atlantikdesigner. A aplicação ksig e o plugin do Konqueror konq-plugins agora são os seus próprios pacotes e o extragear-plasma substitui os acessórios do Kicker.
A funcionalidade Bluetooth no Fedora 9 (http://fedoraproject.org/wiki/Features/BluetoothFedora9) tem várias melhorias específicas para esta versão. As futuras gerações do presente recurso estão cobertas com mais detalhe em:
http://fedoraproject.org/wiki/Releases/FeatureBluetooth
O envio de arquivo para um dispositivo Bluetooth agora é manipulado com o programa bluetooth-sendto
do pacote bluez-gnome, que substitui o gnome-obex-sen
. Envie um arquivo no Nautilus a partir a função do menu de contexto, clicando com o botão direito sobre o arquivo.
A recepção de arquivos a partir de um dispositivo Bluetooth agora está inclusa no gnome-user-share, que tem suporte ObexFTP e ObexPush embutido. Compartinhe arquivos via (suporte ObexFTP), ou recepção de arquivos usando ObexPush com .
Os arquivos no dispositivo Bluetooth remoto podem ser visualizados diretamente no Nautilus através do GVFS, que suporta dispositios Bluetooth. A sincronização de um dispositio Bluetooth com um dispositivo gerenciador de informações pessoais (PIM) é feita usando o gnome-pilot
A navegação do dispositivo Bluetooth é feita via menu de contexto clicando com o botão direito sobre o ícone do Bluetooth no painel da área de trabalho.
Aplicações que requerem o motor (engine) Gecko tiveram que depender totalmente do Firefox. O XULRunner é um esforço da Mozilla para dividir o motor do browser em aplicações que requerem apenas aquela funcionalidade, e não partes de interface do usuário. Esta separação permite maior estabilidade da API/ABI e um ambiente mais limpo para construir aplicações utilizando o Gecko. Muitas das aplicações do Fedora que anteriormente usavem o Gecko agora estão compiladas com o XULRunner.
Para o status atual, visite http://fedoraproject.org/wiki/Features/XULRunner. Para ajudar com o desenvolvimento, visite http://fedoraproject.org/wiki/Releases/FeatureXULRunnerAPIChanges.
Para uma documentação upstream completa, visite http://developer.mozilla.org/en/docs/XULRunner.
Esta versão do Fedora inclui a versão 3.0 do conhecido navegador Web Firefox. Veja mais informações sobre o Firefox em http://firefox.com/. O pacote nspluginwrapper está incluido por padrão quando em sistemas 32-bits desde que separados os pluguins para executar em seus proprios espaços, que aumenta a segurança ea confiabilidade do navegador.
Para mais informações sobre o Firefox 3.0 no Fedora, visite a página de características/funcionalidades:
http://fedoraproject.org/wiki/Features/Firefox3
O Fedora inclui swfdec e gnash, que são implementações livres e de código fonte aberto do Flash. Nós encorajamos você a tentar um ou ambos antes de manter o pluguin o proprietário.
Usuários de Fedora x86_64 precisam instalar o pacote nspluginwrapper.i386 para habilitar o plugin de Flash da Adobe 32 bits no Firefox x86_64 e o pacote pulseaudio-libs.i386 para habilitar o som no plugin.
Crie o diretório de plugins 32 bits do mozilla com esse comando:
su -c "mkdir -p /usr/lib/mozilla/plugins"
Instale os pacotes nspluginwrapper.i386, nspluginwrapper.x86_64 e pulseaudio-libs.i386 :
su -c "yum install nspluginwrapper.{i386,x86_64} pulseaudio-libs.i386"
Instale o flash-plugin como mostrado acima.
Execute o comando mozilla-plugin-config
para registrar o plugin do Flash:
su -c "mozilla-plugin-config -i -g -v"
Feche todas as janelas do Firefox e reinicie-o.
Digite about:plugins
na barra de endereços para certificar-se de que o plugin está carregado.
O alto-falante do PC é habilitado por padrão no Fedora. Se você não prefiro isso, há duas maneiras de contornar os sons:
Reduza este volume para um nivel aceitavel ou completamente mudo em alsamixer
com a configuração para .
Desabilite o sistema de auto-falante do PC executando os seguintes comandos em um console.
su - modprobe -r pcspkr echo "install pcspkr :" >> /etc/modprobe.conf
O novo applet do relógio no painél do GNOME foi expandido para suportar fuso horários internacionais adicionais na tela, como também informações sobre o tempo para cada fuso horário configurado e exibido. Este trabalho, que envolveu a fusão do intlclock
com a applet do relógio do GNOME, provê todas as funcionalidades do system-config-date
e o applet de tempo. Funcionalidades adicionais inclusas: os usuários podem escolher fusos horários arbitrários além do fuso horário principal; melhorias na interface com o uruário (UI) para novas e antigas funcionalidades; e informações completas sobre o tempo mostradas em uma janelinha (tool tip);
Leia mais sobre esta funcionalidade:
Existe um novo back-end de corretor ortográfico padrão, hunspell
, para as áreas de trabalho GNOME e KDE, como também para aplicações tais como OpenOffice.org, Firefox e outras aplicações baseadas no XULRunner. Este back-end comum inclui um conjunto de compartilhamentos, dicionários multi-língua para uso com o hunspell
. Esse recurso utiliza um único conjunto de dicionários comuns, independentemente da aplicação, que dá sugestões coerêntes de palavras e usa menos espaço em disco eliminando duplicações de dicionários.
Detalhes sobre este esforço estão aqui:
O Fedora 9 vem com o Compiz 0.7.2, que melhora o suporte multi-tela, provê suporte ao KDE 4, suporta configuração de clique com o botão direito ou com o botão do meio do mouse e também ações com o rodinha do mouse para o Decorador de Janelas GTK.
Para mais detalhes, consulte o anúncio da versão 0.7.2 do Compiz:
http://lists.compiz-fusion.org/pipermail/community/2008-March/000168.html
Devido a um erro no driver xorg-x11-drv-vmmouse, a posição do mouse pode não estar correta na tela de uma máquina virtual convidada. Para contornar o problema até a próxima atualização, adicione Option NoAutoAddDevices
na seção ServerFlags
do /etc/X11/xorg.conf
na máquina convidada. Crie a seção se necessário:
Section "ServerFlags" Option "NoAutoAddDevices" EndSection