initCommon(); $template->displayHeader(); ?>

10. Área de Trabalho do Fedora

[Dica] Últimas Notas de Versão na Web

Estas notas de lançamento podem ter sido alteradas. Para ver as últimas notas de lançamento para o Fedora, visite:

http://docs.fedoraproject.org/release-notes/

Esta seção detalha as mudanças que afetam os usuários da área de trabalho gráfica do Fedora.

10.1. GNOME

Esta versão idispõe do GNOME 2.22.

A tela de entrada do GNOME foi desabilitada pelo projeto principal intencionalmente. Para habilitá-la, use o gconf-editor ou o seguinte comando:

gconftool-2 --set /apps/gnome-session/options/show_splash_screen --type bool true 

O tema da janela de diálogo para travar a tela não está ligado a proteção de tela selecionada nesta versão. Para habilitá-lo, use o gconf-editor ou o seguinte comando:

gconftool-2 --set  --type string /apps/gnome-screensaver/lock_dialog_theme  "system"  

As funcionalidades de piscar os cursores são ativadas por padrão nesta versão, e são gerenciados centralizadamente através de uma configuração gconf. Para desligá-los, execute os seguintes comandos:

gconftool-2 --type bool --set /desktop/gnome/interface/cursor_blink false

10.1.1. GvFs

GNOME 2.22 apresenta o novo Gvfs, um sistema de arquivos virtual no espaço do usuário com back-ends para sftp, ftp, dav, smb, obexftp, entre outros. O sistema Gvfs está substituindo o gnome-vfs.

GvFs consiste em duas partes:

  • GIO, que é uma nova biblioteca compartilhada que é parte da Glib e fornece a API para o gvfs

  • O próprio Gvfs, uma pacote que contém back-ends para vários tipos de sistemas de arquivo e protocolos

O sistema Gvfs roda um executável mestre simples, gvfsd, que acompanha o atual "mount" gvfs. A maioria do "mounts" estão rodando em processos executáveis separados. Os clientes comunicam-se com os "mounts" com uma combinação de chamadas DBus (na sessão bus e usando DBus ponto-a-ponto) e um protocolo customizado para conteúdo de arquivos.

Alguns tipos de sistemas de arquivos suportados pelo gnome-vfs anteriormente podem não ser suportados ainda pelo gvfs. Os trabalhos continuam para fornecer soluções completas para todos esses tipos.

10.1.2. Gerenciador de Tela do GNOME

O Gerenciado de Tela do GNOME (GNOME Display Manager - gdm) foi atualizado para a ultima versão do código upstream, que é uma reescrituração completa dirigida pelos desenvolvedores do Fedora.

O PolicyKit pode ser usado para controlar desligamentos e reinicializações. A ferramenta de configuração gdmsetup foi marcada para ser substituída. Para mudanças de configuração, visite:

http://live.gnome.org/GDM/2.22/Configuration

Novas funcionalidades disponíveis na tela de login incluem:

  • poderoso gerenciamento e monitoramento na tela de login, assim os laptop hibernam ou desligam quando a bateria fica com pouca carga

  • lista de usuários inteligente

  • papel de parede padrão comum entre a janela de login e a sessão da área de trabalho, sem qualquer tremolação intermediária

Para mais informações sobre está implementação:

http://fedoraproject.org/wiki/Features/NewGdm

Nota: Os arquivos ~/.Xclients e ~/.xsession não são mais lidos automaticamente na hora do login. Se você usar qualquer um desses arquivos, instale o pacote xorg-x11-xinit-session.

10.2. KDE

Este versão dispõe do KDE 4.0.3. Como o pacotes kdepim e kdevelop não são parte do KDE 4.0 e o kdewebdev está apenas parcialmente disponível (sem o Quanta) no KDE 4.0, as versões 3.5.9 destes pacotes são expedidas.

O KDE 4.0 dispõe de atualizações de compotentes do núcleo como o porte para a Qt 4. Além disso, introduz um novo número de frameworks, como o Phonon, uma API multimídia; o Solid, um framework integrador de hardware; o Plasma, uma área de trabalho refeita e com painéis com muitas concepções novas; busca no Desktop integrada; composição como um recurso do KWin; E um novo estilo visual chamado oxigênio. O KDE 4.0.3 é uma versão de conserto de bug da versão KDE 4.0.

O Fedora 9 não inclui o legado Ambiente KDE 3. Ele inclui a plataforma de desenvolvimento do KDE 3 que é usada para desenvolver, compilar e rodar aplicações KDE 3 no KDE 4 ou qualquer outro ambiente desktop. Veja a seção Compatibilidade com Versões Passadas para mais detalhes sobre o que está incluso.

Uma vez que o pacote networkmanager não funciona com a versão do NetworkManager disponível nessa versão, as imagens do KDE Live usam o nm-applet do pacote NetworkManager-gnome em substituição. O utilitário gnome-keyring-daemon salva as senhas para essas tecnologias de criptografia. (O pacote knetworkmanager do Fedora 8 que invoca o comando nm-applet não é mais usado.)

Como agora o gerenciador de janelas nativo KWin tem opcionalmente suporte a composição e a efeitos no Desktop, a imagem Live KDE não inclui mais o Compiz/Beryl. O mode de composição/efeitos do KWin é desabilitado por padrão, mas pode ser habilitado em systemsettings. O Compiz (integrado com o KDE 4) está disponível no repositório instalando o pacote compiz-kde.

10.2.1. Mudanças da Área de Trabalho

  • O Plasma substitui o antigo Kicker e KDesktop. O Plasma gerencia tanto o painel quanto a área de tradalho e agora é possível colocar os mesmos applets Plasma (plasmoids) em ambos (painel e área de tradalho) desde que o applet suporte as restrições de tamanho impostas pelo painel.

  • O antigo Centro de Controle do KDE (KControl) foi substituído pelo Configuração do Sistema (systemsettings).

  • O gerenciador de login KDM usa um novo formato de tema. Portanto, temas do KDM escritos para o KDE 3 não funcionam no KDM do KDE 4. O KDM agora inclui suporte para configurações de temas, desta maneira, a ferremante externa kdmtheme não é mais necessária.

Todas as aplicações acima podem ser encontradas no pacote kdebase-workspace.

10.2.2. Mudanças de Pacotes e Aplicações

  • Os pacotes qt, kdelibs e kdebase agora representam a versão KDE 4, tornando obsoletos os pacotes qt4, kdelibs4 e kdebase4 das versões anteriores do Fedora.

  • As versões Qt/KDE 3 foram renomeadas para qt3, kdelibs3 e kdebase3. O Fedora 9 somente inclui partes do kdebase3. Visite a seção Compatibilidade com Versões Passadas para detalhes.

  • O módulo kdebase do KDE upstream foi dividido em três módulos: kdebase-runtime, kdebase (as vezes chamado de kdebase-apps para distingüí-lo do antigo kdebase) e kdebase-workspace. Esta divisão está refletida nos pacotes do Fedora.

  • O Fedora 9 inclui um pacote chamado kdegames3 que contém os games ainda não suportados pelo KDE 4.

  • O Dolphin, que faz parte do pacotekdebase, substitui o d3lphin.

  • O pacote kdebase-workspace agora inclui suporte para configuração de tema KDM e portanto torna obsoleto o pacote kdmtheme.

  • O Okular substitui o KPDF, o KGhostView e o KFax no kdegraphics.

  • O pacote kaider substitui o KBabel, que contumava ser parte do kdesdk.

  • O pacote okteta substitui KHexEdit, que era parte do kdeutils .

  • Os pacotes kalgebra e marble agora fazem partekdeedu .

  • O pacote ksudoku agora é parte kdegames .

  • O pacote gwenview agora é parte do kdegraphics .

  • Os pacotes kiconedit e kcoloredit que usualmente eram parte do pacote kdegraphics, agora estão separados.

  • O pacote kmid, que custumava ser parte do kdemultimedia, agora é um pacote separado.

  • O time KDE do Fedora decidiu retirar os subpacotes -extras, que continham aplicações descontinuadas ou instáveis, porque estas aplicações foram consertadas ao retiradas no KDE 4.

  • O pacote kdeadmin-kpackage foi retirado de dentro do kdeadmin, porque agora o KPackage depende do smart.

  • O KDE 4 retirou o módulo kdeaddons. Portanto, não existe este pacote no Fedora 9. O Atlantik Designer, para ser usando com o kdegames3, ainda está disponível como kdeaddons-atlantikdesigner. A aplicação ksig e o plugin do Konqueror konq-plugins agora são os seus próprios pacotes e o extragear-plasma substitui os acessórios do Kicker.

10.3. Bluetooth

A funcionalidade Bluetooth no Fedora 9 (http://fedoraproject.org/wiki/Features/BluetoothFedora9) tem várias melhorias específicas para esta versão. As futuras gerações do presente recurso estão cobertas com mais detalhe em:

http://fedoraproject.org/wiki/Releases/FeatureBluetooth

O envio de arquivo para um dispositivo Bluetooth agora é manipulado com o programa bluetooth-sendto do pacote bluez-gnome, que substitui o gnome-obex-sen. Envie um arquivo no Nautilus a partir a função Enviar para... do menu de contexto, clicando com o botão direito sobre o arquivo.

A recepção de arquivos a partir de um dispositivo Bluetooth agora está inclusa no gnome-user-share, que tem suporte ObexFTP e ObexPush embutido. Compartinhe arquivos via SistemaPreferênciasInternet e RedeCompartilhar Arquivos PessoaisCompartilhar Arquivos Públicos usando Bluetooth (suporte ObexFTP), ou recepção de arquivos usando ObexPush com PessoalCompartilhar ArquivoReceber arquivos na pasta de Download usando Bluetooth.

Os arquivos no dispositivo Bluetooth remoto podem ser visualizados diretamente no Nautilus através do GVFS, que suporta dispositios Bluetooth. A sincronização de um dispositio Bluetooth com um dispositivo gerenciador de informações pessoais (PIM) é feita usando o gnome-pilot

A navegação do dispositivo Bluetooth é feita via menu de contexto clicando com o botão direito sobre o ícone do Bluetooth no painel da área de trabalho.

10.4. XULRunner

Aplicações que requerem o motor (engine) Gecko tiveram que depender totalmente do Firefox. O XULRunner é um esforço da Mozilla para dividir o motor do browser em aplicações que requerem apenas aquela funcionalidade, e não partes de interface do usuário. Esta separação permite maior estabilidade da API/ABI e um ambiente mais limpo para construir aplicações utilizando o Gecko. Muitas das aplicações do Fedora que anteriormente usavem o Gecko agora estão compiladas com o XULRunner.

Para o status atual, visite http://fedoraproject.org/wiki/Features/XULRunner. Para ajudar com o desenvolvimento, visite http://fedoraproject.org/wiki/Releases/FeatureXULRunnerAPIChanges.

Para uma documentação upstream completa, visite http://developer.mozilla.org/en/docs/XULRunner.

10.5. Navegadores Web

Esta versão do Fedora inclui a versão 3.0 do conhecido navegador Web Firefox. Veja mais informações sobre o Firefox em http://firefox.com/. O pacote nspluginwrapper está incluido por padrão quando em sistemas 32-bits desde que separados os pluguins para executar em seus proprios espaços, que aumenta a segurança ea confiabilidade do navegador.

Para mais informações sobre o Firefox 3.0 no Fedora, visite a página de características/funcionalidades:

http://fedoraproject.org/wiki/Features/Firefox3

10.5.1. Habilitando o Plugin do Flash

O Fedora inclui swfdec e gnash, que são implementações livres e de código fonte aberto do Flash. Nós encorajamos você a tentar um ou ambos antes de manter o pluguin o proprietário.

Usuários de Fedora x86_64 precisam instalar o pacote nspluginwrapper.i386 para habilitar o plugin de Flash da Adobe 32 bits no Firefox x86_64 e o pacote pulseaudio-libs.i386 para habilitar o som no plugin.

  1. Crie o diretório de plugins 32 bits do mozilla com esse comando:

    su -c "mkdir -p /usr/lib/mozilla/plugins" 
    
  2. Instale os pacotes nspluginwrapper.i386, nspluginwrapper.x86_64 e pulseaudio-libs.i386 :

    su -c "yum install nspluginwrapper.{i386,x86_64} pulseaudio-libs.i386" 
    
  3. Instale o flash-plugin como mostrado acima.

    Execute o comando mozilla-plugin-config para registrar o plugin do Flash:

    su -c "mozilla-plugin-config -i -g -v" 
    
  4. Feche todas as janelas do Firefox e reinicie-o.

    Digite about:plugins na barra de endereços para certificar-se de que o plugin está carregado.

10.6. Desabilitando som do PC

O alto-falante do PC é habilitado por padrão no Fedora. Se você não prefiro isso, há duas maneiras de contornar os sons:

  • Reduza este volume para um nivel aceitavel ou completamente mudo em alsamixer com a configuração para PC Speak.

  • Desabilite o sistema de auto-falante do PC executando os seguintes comandos em um console.

su -
modprobe -r pcspkr
echo "install pcspkr :" >> /etc/modprobe.conf

10.7. Applet de Relógio Internacional

O novo applet do relógio no painél do GNOME foi expandido para suportar fuso horários internacionais adicionais na tela, como também informações sobre o tempo para cada fuso horário configurado e exibido. Este trabalho, que envolveu a fusão do intlclock com a applet do relógio do GNOME, provê todas as funcionalidades do system-config-date e o applet de tempo. Funcionalidades adicionais inclusas: os usuários podem escolher fusos horários arbitrários além do fuso horário principal; melhorias na interface com o uruário (UI) para novas e antigas funcionalidades; e informações completas sobre o tempo mostradas em uma janelinha (tool tip);

Leia mais sobre esta funcionalidade:

http://fedoraproject.org/wiki/Releases/FeatureClockApplet

10.8. Dicionários Consolidados

Existe um novo back-end de corretor ortográfico padrão, hunspell, para as áreas de trabalho GNOME e KDE, como também para aplicações tais como OpenOffice.org, Firefox e outras aplicações baseadas no XULRunner. Este back-end comum inclui um conjunto de compartilhamentos, dicionários multi-língua para uso com o hunspell. Esse recurso utiliza um único conjunto de dicionários comuns, independentemente da aplicação, que dá sugestões coerêntes de palavras e usa menos espaço em disco eliminando duplicações de dicionários.

Detalhes sobre este esforço estão aqui:

http://fedoraproject.org/wiki/Releases/FeatureDictionary

10.9. Compiz

O Fedora 9 vem com o Compiz 0.7.2, que melhora o suporte multi-tela, provê suporte ao KDE 4, suporta configuração de clique com o botão direito ou com o botão do meio do mouse e também ações com o rodinha do mouse para o Decorador de Janelas GTK.

Para mais detalhes, consulte o anúncio da versão 0.7.2 do Compiz:

http://lists.compiz-fusion.org/pipermail/community/2008-March/000168.html

10.10. Driver vmmouse

Devido a um erro no driver xorg-x11-drv-vmmouse, a posição do mouse pode não estar correta na tela de uma máquina virtual convidada. Para contornar o problema até a próxima atualização, adicione Option NoAutoAddDevices na seção ServerFlags do /etc/X11/xorg.conf na máquina convidada. Crie a seção se necessário:

Section "ServerFlags"
	Option      "NoAutoAddDevices"
EndSection
displayFooter('$Date: 2008/05/12 21:37:12 $'); ?>