initCommon(); $template->displayHeader(); ?>

6. Notas Específicas de Arquitetura

[Dica] Últimas Notas de Versão na Web

Estas notas de lançamento podem ter sido alteradas. Para ver as últimas notas de lançamento para o Fedora, visite:

http://docs.fedoraproject.org/release-notes/

Esta seção fornece notas específicas para as arquiteturas de hardware suportadas no Fedora.

6.1. Suporte RPM à múltiplas arquiteturas em plataformas de 64-bits (x86_64, ppc64)

O RPM suporta a instalação paralela de múltiplas arquiteturas de um mesmo pacote. Um pacote padrão listado com rpm -qa pode parecer estar duplicado, já que a arquitetura não é exibida. Ao invés disso, use o comando repoquery, parte do pacote yum-utils, o qual mostra a arquitetura por padrão. Para instalar o yum-utils, execute o seguinte comando:

su -c "yum install yum-utils"

Para listar todos os pacotes com suas arquiteturas utilizando o rpm, execute o seguinte comando:

rpm -qa --queryformat "%{name}-%{version}-%{release}.%{arch}\n"

Você pode adicionar isto ao arquivo /etc/rpm/macros (configuração para todo o sistema) ou ~/.rpmmacros (configuração por usuário). Isto muda a requisição padrão para listar a arquitetura:

%_query_all_fmt      %%{name}-%%{version}-%%{release}.%%{arch}

6.2. Casos específicos para PPC no Fedora

Esta seção cobre qualquer informação específica que você possa precisar saber sobre o Fedora e a plataforma de hardware PPC.

6.2.1. Exigências para Hardwares PPC

6.2.1.1. Processador e Memória

  • Processador Mínimo: PowerPC G3 / POWER3.

  • O Fedora 9 suporta apenas a geração "New World" (novo mundo) do Apple Power Macintosh, distribuído pela circa desde 1999. Mas maquinas "Old World" devem funcionar, elas precisam de um inicializador especial que não está incluso no Fedora.

  • O Fedora 9 também suporta máquinas IBM RS/6000, pSeries, iSeries e Cell Broadband Engine.

  • O Fedora 9 também suporta o Sony PlayStation 3, o Genesi Pegasos II e o Efika.

  • Fedora 9 inclui novo suporte a hardware para maquinas P.A. Semiconductor 'Electra'.

  • Recomendado para modo texto: G3 de 233MHz ou superior, 128MB de RAM.

  • Recomendado para a interface gráfica: G3 de 400MHz ou superior, 256MB de RAM.

6.2.1.2. Exigências de Espaço no Disco Rígido

A lista completa de pacotes pode ocupar mais de 9 GB de espaço em disco. O tamanho final é inteiramente determinado pelo spin de instalação e os pacotes selecionados durante a instalação. Uma espaço adicional de disco é requerido durante a instalação para suportar o ambiente de instalação. Este espaço em disco adicional corresponde ao tamanho do arquivo /Fedora/base/stage2.img (no Disco de Instalação 1) mais o tamanho dos arquivos no diretório /var/lib/rpm no sistema instalado.

Em termos práticos, as exigências de espaço adicional podem ir de 90 MB para uma instalação mínima, até 175 MB para uma instalação grande.

Espaço adicional também pode ser necessário para dados do usuário e ao menos 5% de espaço livre deve ser mantido para uma operação apropriada do sistema.

6.2.2. 4 KiB Pages em maquinas 64-bits

Depois de uma breve experiência com páginas de 64KiB no Fedora Core 6, o kernel do PowerPC64 mudou novamente para as páginas de 4KiB. O instalador deverá formatar de novo as partições de memória virtual, durante uma atualização.

6.2.3. O teclado Apple

A tecla Option em sistemas Apple é equivalente à tecla Alt no PC. Quando a documentação e o instalador se referirem à tecla Alt, use a tecla Option. Para algumas combinações de teclas, você pode precisar usar a tecla Option em conjunto com a tecla Fn , como por exemplo Option+Fn+F3 para mudar para o terminal virtual tty3.

6.2.4. Notas de Instalação em PPC

O Disco 1 de Instalação do Fedora é inicializável em hardware suportado. Adicionalmente, uma imagem de CD inicializável se encontra no diretório images/ do disco. Estas imagens se comportam de maneira diferente de acordo com o hardware do seu sistema:

  • Na maioria das máquinas, o carregador de inicialização automaticamente inicializa o instalador apropriado 32bits ou 64bits a partir do disco de instalação.

  • IBM eServer pSeries de 64-bits (POWER4/POWER5), modelos iSeries atuais. Depois de usar o OpenFirmware para iniciar pelo CD, o carregador de inicialização yaboot deve automaticamente iniciar o instalador de 64-bits.

  • IBM "Legacy" iSeries (POWER4). Os modelos iSeries "Legado" (Legacy), que não usam o OpenFirmware, necessitam do uso da imagem de boot localizada no diretório images/iSeries da árvore de instalação.

  • CHRP de 32-bits (IBM RS/6000 e outros). Depois de usar o OpenFirmware para inicializar pelo CD, selecione a imagem de inicialização linux32 no prompt boot: para iniciar o instalador de 32-bits. Caso contrário, o instalador de 64-bits inicia e não funciona.

  • Genesi Pegasos II / Efika 5200B. O kernel do Fedora suporta o Pegasos e o Efika sem a necessidade de usar o "Device Tree Supplement" do powerdeveloper.org. Entretanto , a falta de suporte para a ISO9660 no firmware significa que a inicialização via yaboot a partir de um CD não é possível. Inicialize a imagem 'netboot' ao invés disso, a partir de um CD ou da rede. Por causa do tamanho da imagem, você deve configurar avariável load-base do firmware para carregar os arquivos em um endereçamento alto, como 32MiB ao invés do padrão 4MiB:

    setenv load-base 0x2000000

    No prompt do OpenFirmware, digite o seguinte comando para inicializar a atualização do Efika, se necessário, ou a imagem 'netboot' a partir do CD:

    boot cd: /images/netboot/ppc32.img

    Ou de uma rede:

    boot eth ppc32.img

    Você também pode configurar o OpenFirmware para tornar o sistema do Fedora instalado inicializável. Para fazer isto, use as variáveis de ambiente boot-device e boot-file apropriadamente, para carregar o yaboot a partir da partição /boot. Por exemplo, uma instalação padrão pode requerer o seguinte:

    setenv boot-device hd:0 
    setenv boot-file /yaboot/yaboot
    setenv auto-boot? true
    
  • PA Semi Electra. O firmware Electra não suporta o yaboot ainda; para instalar o Electra, você pode inicializar a imagem netboot ppc64.img. Depois da instalação, você irá precisar configurar o firmware manualmente para carregar o kernel instalado e inicializar (initrd) a partir da partição /boot. Visite a documentação do firmware para mais detalhes.

  • Sony PlayStation 3. Para instalar em um PlayStation 3, primeiro atualize para o firmware 1.60 ou posterior. O carregador de inicialização do "Outro SO" deve estar instalado no flash, seguindo as instruções em http://www.playstation.com/ps3-openplatform/manual.html. Uma imagem adequada de gerenciador de inicialização pode ser encontrada no CD "ADDON" da Sony, disponível em ftp://ftp.kernel.org/pub/linux/kernel/people/geoff/cell/.

    Uma vez que o gerenciador de inicialização esteja instalado, o PlayStation 3 deve estar apto a inicializar a partir da mídia de instalação do Fedora. Por favor, note que a instalação via rede funciona melhor via NFS, desde que ele consome menos memória que os métodos FTP ou HTTP. Usando a opção text você também reduz a quantidade de memória consumida pelo instalador.

    Para mais informações sobre o Fedora com PlayStation ou PowerPC em geral, inscreva-se na lista de email Fedora-PPC ou acesse o canal #fedora-ppc na rede FreeNode.

  • Inicializando via rede. Imagens combinadas contendo o kernel do instalador e o ramdisk estão localizados no diretório images/netboot/ da árvore de instalação. Estes têm como objetivo a inicialização pela rede via TFTP, mas podem ser usados de muitas maneiras.

    O carregador yaboot suporta inicialização via TFTP para IBM pSeries e Apple Macintosh. O Projeto Fedora encoraja o uso do yaboot sobre as imagens netboot.

6.2.5. Pacotes especificos para PPC

O pacote ppc64-utils foi dividido em pacotes individuais refletindo o empacotamento "upstream" (ps3pf-utils, powerpc-utils, powerpc-utils-papr). Embora o comando mkzimage não seja mais fornecido, você pode usar o script wrapper a partir do pacote kernel-bootwrapper:

wrapper -i initrd-${KERN_VERSION}.img -o zImage-${KERN_VERSION}.img vmlinuz-${KERN_VERSION} 

6.3. Casos específicos para x86 no Fedora

Esta seção cobre qualquer informação específica que você possa precisar saber sobre o Fedora e a plataforma de hardware x86.

6.3.1. Exigências para Hardwares x86

A fim de utilizar funcionalidades específicas do Fedora 9 durante ou depois da instalação, você pode precisar saber detalhes sobre outros componentes de hardware como placas de vídeo e rede.

6.3.1.1. Processador e Memória

As seguintes especificações de CPU são indicadas pensando em processadores intel. Outros processadores, como os da AMD, Cyrix e VIA que são compativeis e equivalentes com processadores intel, tambem podem ser usados com Fedora.

Fedora 9 requer um Intel Pentium ou superior e é otimiziado para Pentium 4 e superiores.

  • Recomendado para a interface gráfica: Pentium 200MHz ou superior.

  • Recomendado para a interface gráfica: Pentium II 400MHz ou superior.

  • Memoria minima para modo texto: 128MB

  • Memoria minima para modo grafico: 192MB

  • Recomendado para a interface gráfica: 256MB de RAM.

6.3.1.2. Exigências de Espaço no Disco Rígido

A lista completa de pacotes pode ocupar mais de 9 GB de espaço em disco. O tamanho final é inteiramente determinado pelo spin de instalação e os pacotes selecionados durante a instalação. Uma espaço adicional de disco é requerido durante a instalação para suportar o ambiente de instalação. Este espaço em disco adicional corresponde ao tamanho do arquivo /Fedora/base/stage2.img (no Disco de Instalação 1) mais o tamanho dos arquivos no diretório /var/lib/rpm no sistema instalado.

Em termos práticos, as exigências de espaço adicional podem ir de 90 MB para uma instalação mínima, até 175 MB para uma instalação grande.

Espaço adicional também pode ser necessário para dados do usuário e ao menos 5% de espaço livre deve ser mantido para uma operação apropriada do sistema.

6.4. x86_64 específicos para Fedora

Esta seção cobre qualquer informação específica que você possa precisar saber sobre o Fedora e a plataforma de hardware x86_64.

6.4.1. Exigências para Hardwares x86_64

A fim de utilizar funcionalidades específicas do Fedora 9 durante ou depois da instalação, você pode precisar saber detalhes sobre outros componentes de hardware como placas de vídeo e rede.

6.4.1.1. Requerimentos de memória para x86_64

  • Memoria minima para modo texto: 256MB

  • Memoria minima para modo texto: 384MB

  • Memória RAM grafica recomendada: 512MiB

6.4.1.2. Requerimentos de espaço em disco para x86_64

A lista completa de pacotes pode ocupar mais de 9 GB de espaço em disco. O tamanho final é inteiramente determinado pelo spin de instalação e os pacotes selecionados durante a instalação. Uma espaço adicional de disco é requerido durante a instalação para suportar o ambiente de instalação. Este espaço em disco adicional corresponde ao tamanho do arquivo /Fedora/base/stage2.img (no Disco de Instalação 1) mais o tamanho dos arquivos no diretório /var/lib/rpm no sistema instalado.

Em termos práticos, as exigências de espaço adicional podem ir de 90 MB para uma instalação mínima, até 175 MB para uma instalação grande.

Espaço adicional também pode ser necessário para dados do usuário e ao menos 5% de espaço livre deve ser mantido para uma operação apropriada do sistema.

displayFooter('$Date: 2008/05/12 21:37:12 $'); ?>