include("site.inc"); $template = new Page; $template->initCommon(); $template->displayHeader(); ?>
O Fedora inclui aplicações para variadas funções multimídia, incluindo tocar, gravar e editar. Pacotes adicionais estão disponíveis através do repositório Fedora Extras. Para maiores informações sobre multimídia no Fedora, consulte a seção Multimídia do website do Projeto Fedora em http://fedoraproject.org/wiki/Multimedia.
A instalação padrão do Fedora inclui o Rhythmbox e o Totem para tocar mídias. Muitos outros programas populares estão disponíveis nos repositórios, incluindo o tocador XMMS e o AmaroK do KDE. Ambos GNOME e KDE têm uma seleção de tocadores que podem ser usados com uma variedade de formatos. Programas adicionais estão disponíveis de terceiros para suportar outros formatos.
Totem, o player de vídeo padrão para o GNOME, agora tem a habilidade de mudar os back-ends de reprodução sem recompilação ou comutação de pacotes. Para instalar o back-end do Xine, use para instalar totem-xine or execute o seguinte comando:
su -c 'yum install totem-xine'
Para executar Totem com o back-end do xine:
su -c 'totem-backend -b xine totem'
To change the default back-end to xine for the entire system:
su -c 'totem-backend -b xine'
Enquanto se estiver usando o Xine como back-end, é possível utilizar o back-end GStreamer. Para usá-lo, execute o seguinte comando:
su -c 'totem-backend -b gstreamer'
O Fedora inclui suporte completo para o formato de encapsulamento de mídia Ogg, formato de áudio Vorbis, de vídeo Theora, de áudio Speex e áudio do tipo lossless (sem perda) FLAC. Estes formatos de livre distribuição não são restritos por patentes ou licenças. Eles fornecem alternativas poderosas e flexíveis para os formatos mais populares e restritos. O Projeto Fedora encoraja o uso de formatos de código aberto ao invés dos restritos. Para mais informações sobre estes formatos e como usá-los, veja:
Fundação do Xiph.Org em http://www.xiph.org/
O Fedora não pode incluir suporte para tocar ou gravar MP3 ou DVD. Os formatos de MP3 são patenteados e os donos das patentes não disponibilizaram as licenças necessárias. Os formatos de vídeo DVD são patenteados e equipados com um sistema de criptografia. Os proprietários das patentes não disponibilizaram as licenças necessárias e o códigos fonte necessários para descriptografar discos criptografados com CSS podem violar o Digital Millennium Copyright Act, uma lei de direitos autorais dos Estados Unidos. O Fedora também exclui outros programas de multimídia devido a restrições de patente, direitos autorais ou licença, incluindo o Flash Player da Adobe e o Real Player da Real Media. Para maiores informações sobre este assunto, por favor consulte http://fedoraproject.org/wiki/ForbiddenItems
Apesar de que outras opções de MP3 podem estar disponíveis ao Fedora, a Fluendo agora oferece um plugin MP3 livre para o GStreamer com a licença de patente necessárias para os usuários finais. Este plugin habilita o suporte a MP3 em aplicações que usam o framework GStreamer. Nós não podemos distribuir este plugin no Fedora por razões de licenças, mas isto fornece uma nova solução para um problema antigo.Para mais informações, visite as páginas:
As instalações padrão do Fedora e da rotação do Desktop Live incluem um recurso embutido para gravar CD e DVD. O Fedora inclui uma variedade de outras ferramentas para criar e gravar CDs e DVDs com mais facilidade. O Fedora inclui programas gráficos tais como Brasero, GnomeBaker, e K3b. Programas de console incluindo wodim
, readom, e genisoimage. Programas gráficos podem ser encontrados sob → .
Agora você pode usar o Fedora para criar e tocar screencasts, que são sessões da área de trabalho gravadas, usando tecnologias livres. O repositório de Coleção de Pacotes do Fedora inclui o istanbul
, que cria capturas de tela usando o formato de vídeo Theora e o byzanz, que cria capturas de telas como arquivos GIF animados. Estes v
Muitos dos tocadores multimídia nos repositórios de programas do Fedora, podem usar plugins para incluir suporte a formatos adicionais de mídia e sistemas de saída de som. Alguns usam poderosos frameworks multimídia, como o pacote gstreamer, para manusear suporte a formatos de mídia e saída de som. Os repositórios de programas do Fedora oferecem pacotes de plugins para estes sistemas e para aplicativos individuais. Terceiros também podem fornecer plugins adicionais para se ter ainda mais funcionalidades.
Um frontend gráfico novo para o LIRC é fornecido pelo gnome-lirc-properties
, facilitando a conexão e configuração de controles remotos infravermelhos. O LIRC é usado geralmente em aplicativos de multimídia apra implementar suporte para controles remotos infravermelhos, e o uso deste no Rhythmbox e Totem deve ser fácil como plugar o receptor remoto em seu computador, e depois selecionar o nas preferências
Se você tinha uma configuração anterior com o LIRC, recomendamos que você gere novamente os arquivos de configuração com o gnome-lirc-properties
. Isto é necessário para que a maioria dos aplicativos funcionem com sua nova configuração.
Consulte a página de recursos para mais informações:
O servidor de som PulseAudio foi reeditado para usar o agendamento de audio baseado em timer, ao invés do tradicional interruptor. Esta é a solução tomada por outros sistemas como o CoreAudio da Apple e o subsistema de audio do Windows Vista. O agendamento de audio baseado em timer possui diversas vantagens, incluindo a redução de consumo de energia, minimização de quedas, e ajuste flexível da latência para a necessidade de aplicativos.
Usuários podem experienciar os bloqueios do SELinux ao se utilizar o Totem ou outros aplicativos do GStreamer para tocar o conteúdo de multimídia. A ferramenta de resolução de problemas do SElinux pode produzir um resultado semelhante para a seguinte mensagem:
O SELinux está protegendo o gst-install-plu de tornar a pilha do programa executável.
Esta situação pode ocorrer quando versões mais antigas do Fluendo MP3 codecs forem instaladas. Para resolver este problema, instale a versão mais recente do Fluendo MP3 decoder plugin, que não requer uma pilha executável.