Fedora 12

Imagens Live do Fedora

How to use the Fedora Live Image

Logo

Nelson Strother

Paul W. Frields

Nota Legal

Copyright © 2009 Red Hat, Inc. and others.
The text of and illustrations in this document are licensed by Red Hat under a Creative Commons Attribution–Share Alike 3.0 Unported license ("CC-BY-SA"). An explanation of CC-BY-SA is available at http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/. The original authors of this document, and Red Hat, designate the Fedora Project as the "Attribution Party" for purposes of CC-BY-SA. In accordance with CC-BY-SA, if you distribute this document or an adaptation of it, you must provide the URL for the original version.
Red Hat, as the licensor of this document, waives the right to enforce, and agrees not to assert, Section 4d of CC-BY-SA to the fullest extent permitted by applicable law.
Red Hat, Red Hat Enterprise Linux, the Shadowman logo, JBoss, MetaMatrix, Fedora, the Infinity Logo, and RHCE are trademarks of Red Hat, Inc., registered in the United States and other countries.
For guidelines on the permitted uses of the Fedora trademarks, refer to https://fedoraproject.org/wiki/Legal:Trademark_guidelines.
Linux® is the registered trademark of Linus Torvalds in the United States and other countries.
All other trademarks are the property of their respective owners.
Resumo
How to use the Fedora Live Image

1. Introdução
2. O que Eu Devo Fazer com minha Imagem Live?
3. Hardware Sugerido
4. Iniciando
5. Vantagens da imagem Live
6. Desvantegens da imagem Live
7. Fazendo experiências com a imagem Live
7.1. Acessando dados existentes
7.2. Fazendo uma Cópia de Segurança dos Dados
8. Instalando o Fedora a Partir da Imagem Live
9. Nós precisamos de seu comentário
A. Histórico de revisão

1. Introdução

Uma imagem Live é uma método rápido e seguro de testar o sistema operacional Fedora no hardware que lhe é familiar. Se a avaliação lhe proporcionar uma aventura agradável, você pode instalar o sistema Live em seu disco rígido. A instalação pode também substituir seu sistema operacional existente, ou co-existir separadamento em seu disco rígido. Esta imagem Live lhe concede uma experiência muito próxima a rodar o Fedora, possuindo, no entanto, alguns prós e contras. Veja Seção 5, “Vantagens da imagem Live” e Seção 6, “Desvantegens da imagem Live” para mais informações.

2. O que Eu Devo Fazer com minha Imagem Live?

Antes de você usar sua imagem Live, leia a próxima seção para aprender como maximizar sua satisfação com o Fedora. Você pode ler também Seção 4, “Iniciando” para dicas sobre como iniciar a partir desta mídia e então inseri-la no seu computador e iniciar a partir dela.

3. Hardware Sugerido

Esse sistema Live inicia com sucesso na maioria dos computadores com 256 MB ou outros sistema de memória instalados, ou RAM. Seu computador precisa ter a habilidade de iniciar do dispositivo que manipula a mídia da imagem Live. Por exemplo, se a imagem Live é está em um CD ou DVD, o seu computador deve ser capaz de iniciar de um drive de CD ou DVD.

4. Iniciando

Para configurar o sistema para iniciar a partir da mídia live, desligue ou hiberne seu computador. Ligue seu computador, e preste atenção na primeira tela que aparecer. Olhe para um prompt que indica qual a tecla utilizará para qualquer um:
  • um menu de inicialização, ou
  • A configuração do utilitário (BIOS) sistema básico de input–output
A opção do menu de inicialização é preferível. Se você não puder ver tal prompt, consulte a documentação do fabricante do sistema do seu computador, placa-mãe ou placa principal para ver qual a tecla correta. Em muitos sistema a tecla requerida será F12, F2, F1, Esc, ou Delete.
A maioria dos computadores iniciam de um disco rígido. Se você tem uma imagem live do Fedora em um CD ou DVD, então defina o computador para iniciar a partir de um drive de DVD ou CD. e você tem uma imagem live do Fedora em um dispositivo USB, tal como um cartão de memória ou um chaveiro USB, defina que o seu computador inicie a partir de um dispositivo USB.
Se você estiver fazendo modificações na configuração da sua BIOS, grave o dispositivo de início atualmente selecionado na configuração antes de alterá-lo, assim você poderá restaurar a configuração original se você decidir retornar ao seu ambiente computacional anterior.
As BIOS de computadores antigos, podem ter opções muitos limitadas de boot. Se seu computador poder efetuar o boot apenas de disquete floppy ou disco rígido. Não existe maneira prática para efetuar o boot da imagem do Fedora live. Algumas vezes, uma atualização de BIOS é disponibilizada pelo fabricante de seu computador, Uma atualização de BIOS pode oferecer opções adicionais de boot, mas necessita de cuidado na atualização. Consulte a documentação do fabricante para maiores informações.
A menos que você escolha instalar o Fedora de uma imagem live para o disco rígido do computador (como descrito em Seção 8, “Instalando o Fedora a Partir da Imagem Live”) a imagem do Fedora live não faz nenhuma mudança permanente em seu computador quando você executa ele. Se seu computador não puder iniciar a partir de uma imagem live, você pode seguramente explorar a imagem live em um computador mais novo ao qual você tem acesso, sem o medo de modificar esse computador.

5. Vantagens da imagem Live

  • Enquanto estiver rodando esta imagem Live, você está no controle e não limitado a um conjunto de screenshots ou opções escolhidas por outros. Selecione que tarefas ou aplicações explorar com total liberdade.
  • Você pode fazer experiências com esta imagem Live sem estragar seu ambiente computacional anterior, documentos ou área de trabalho. Ponha o seu sistema operacional corrente para hibernar, reinicie com o a imagem Live e reinicie o sistema operacional original quando terminar. O seu ambiente anterior retorna sem nenhuma alteração.
  • Você pode usar a imagem Live para avaliar se todo os seus dispositivos de hardware são reconhecidos e configurados corretamente.

    Reconhecimento Total de Hardware

    Em alguns casos, a imagem Live não oferece suporte a hardware tão abrangente quando visto em um sistema Fedora instalado. Você pode configurar o suporte na imagem Live manualmente, mas precisa repetir esses passos cada vez que você usar a imagem Live.
  • Você pode usar a imagem Live para experimentar diferentes ambientes de trabalho como GNOME, KDE, Xfce ou outros. Nenhum deles requer que você reconfigure uma instalação Linux existente no seu computador. Você pode aprender mais sobre vários ambientes de trabalho no Guid do usuário Fedora 12, disponível em docs.fedoraproject.org.
  • Imagem live no USB pode incluir tanto camada de persistência quanto uma área separada para as informações do usuário. A camada de persistência permite a você fazer mudanças no ambiente Fedora e reter essas mudanças entre as reinicializações. Essas mudanças podem incluir atualizações de software, mudança de configuração, e novos pacotes escolhidos por você para instalar. A área separada do usuário permite você reinstalar a imagem live com uma nova versão do Fedora posteriormente, enquanto retem seus documentos, arquivos de media, e outras informações importantes.

6. Desvantegens da imagem Live

  • Enquanto estiver usando essa imagem Live, o seu computador pode ficar muito lento para responder ou precisar de mais tempo para concluir tarefas do que com um sistema instalado no disco rígido. CD's e DVD's fornecem os dados para o computador a uma taxa muito mais lenta que os discos rígidos. Menos memória de seu computador fica disponível para carregar e rodar aplicações. Roda a imagem Live a partir da RAM demanda alto uso de memória para tempos de resposta rápidos.
  • Por questões de espaço, estão incluídas menos aplicações instaladas que em uma instalação completa do Fedora. Suas aplicações favoritas podem não estar presentes nesta imagem Live, embora elas possam estar presentes e rodarem muito bem em uma instalação completa do Fedora.

    Persistência Live do USB

    Imagem LIve USB com persistência permite você instalar novas aplicações em seu sistema Fedora. Existe um limite de espaço disponível para novas aplicações. Se você decide fazer muitas mudanças para o software instalado, você talvez queira instalar o Fedora em um disco rígido primeiro.
  • Neste momento, você não pode instalar de modo permanentes novas aplicações na imagem Live. Esperimente novas aplicações, ou novas versões das aplicações existentes. Você precisa usa uma imagem Live USB com persistência ou instalar o Fedora no seu computador. Você pode temporariamente instalar ou atualizar aplicações, mas somente se você tiver memória suficiente no sistema. A maioria dos sistemas requer mais de 512 MB de RAM para que as instalações ou atualizações tenham sucesso. Essas alterações serão perdidas quando você desligar a imagem Live.
  • As alterações também podem sumir se o uso de memória forçar o sistema a reler o software original ou as configurações da imagem Live. Este comportamento é peculiar para uma imagem Live e não ocorre em uma instalação completo do Fedora.

7. Fazendo experiências com a imagem Live

Ao explorar os ícones e menus em torno da área de trabalho, procure programas que você queira rodar. Além disso, você pode querer explorar outros potenciais.

7.1. Acessando dados existentes

O sistema live pode acessar dados existentes armazenados em:
  • disquetes
  • drives USB
  • partições de disco
Portanto, você pode testar como o Fedora interage com seus documentos, fotografias, arquivo multimídias, e como os arquivos criados por programas executados no ambiente de trabalho da imagem Live do Fedora, quando você transferir para o seu ambiente de computação existente.

7.2. Fazendo uma Cópia de Segurança dos Dados

Você pode usar esta imagem Live para fazer backup ou cópias dos dados se o seu sistema tiver:
  • um drive gravador de CD ou DVD
  • um disco rígido com bastante espaço livre
Os arquivos que estavam sendo usados normalmente pelo sistema operacional anterior que este estava rodando não estão em uso na imagem Live. Portanto, você pode usar a image Live para copiar os arquivos que são problemáticos para o software de backup do sistema operacional anterior.

8. Instalando o Fedora a Partir da Imagem Live

Para instalar o sistema a partir dessa imagem Live, selecione a aplicação Instalar no Disco Rígido da área de trabalho. Após você instalar o Fedora, você pode customizar o software e configuração para sua necessidade em modo persistênte. Embora a imagem live sozinha oferece uma pequena fração dos softwares disponibilizados pelo Fedora, essa limitação não mais se aplica uma vez você instale o Fedora em seu computador.
A Manual inicial de instalação rápida do Fedora 12, disponível em docs.fedoraproject.org, prover passo a passo instruções para utilizar uma imagem live para instalação do Fedora em um desktops e laptops típicos.

9. Nós precisamos de seu comentário

Uma vez submetendo um relatório de bug, por favor mencione a identificação do manual:readme-live-images.
Se você tiver uma sugestão para o melhoramento deste documento, por favor tente ser o mais específico possível em sua descrição. Caso você tenha encontrado um erro, por favor inclua o número da seção e alguns detalhes a respeito do texto para a nossa melhor identificação.

A. Histórico de revisão

Histórico de Revisões
Revisão 12.1.1Thu Oct 01 2009Rüdiger Landmann
Atualize para o Fedora 12, acrescido de revisão editorial.
Revisão 11.2.0Sun Aug 09 2009Paul W. Frields
Adicione informações sobre a persistência USB
Corrija algumas entidades de caracteres
Revisão 11.1.0Mon Jul 21 2009Rüdiger Landmann
Converter para construir no Publican
Revisão 11.0.0Fri May 08 2009John J. McDonough
Atualizações para o Fedora 11
Revisão 10.93.0Mon Apr 20 2009John J. McDonough
Atualizações para o Fedora 10.93
Revisão 10.0.0Fri Nov 07 2008Karsten Wade
Atualizações para o Fedora 10
Revisão 9.92Sat 19 July 2008Paul W. Frields
Atualizações para o Fedora 9.92