Fedora 11

Gravando imagens ISO em um Disco

Como obter as imagens ISO e criar discos em CD ou DVD

Logotipo

Fedora Projeto de Documentação

Nota Legal

Copyright © 2009 Red Hat, Inc. and others.
The text of and illustrations in this document are licensed by Red Hat under a Creative Commons Attribution–Share Alike 3.0 Unported license ("CC-BY-SA"). An explanation of CC-BY-SA is available at http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/. The original authors of this document, and Red Hat, designate the Fedora Project as the "Attribution Party" for purposes of CC-BY-SA. In accordance with CC-BY-SA, if you distribute this document or an adaptation of it, you must provide the URL for the original version.
Red Hat, as the licensor of this document, waives the right to enforce, and agrees not to assert, Section 4d of CC-BY-SA to the fullest extent permitted by applicable law.
Red Hat, Red Hat Enterprise Linux, the Shadowman logo, JBoss, MetaMatrix, Fedora, the Infinity Logo, and RHCE are trademarks of Red Hat, Inc., registered in the United States and other countries.
For guidelines on the permitted uses of the Fedora trademarks, refer to https://fedoraproject.org/wiki/Legal:Trademark_guidelines.
Linux® is the registered trademark of Linus Torvalds in the United States and other countries.
All other trademarks are the property of their respective owners.
Resumo
Como obter as imagens ISO e criar discos em CD ou DVD

1. Introdução
2. Baixando
2.1. Escolhendo entre CD ou DVD
2.2. Escolhendo os Arquivos ISO
3. Validando os arquivos
3.1. Validando no Ambiente Gráfico do Windows
3.2. Validando na Janela de Comandos do Windows
4. Gravando
4.1. Usando o ISO Recorder V2 Power Toy
4.2. Usando o Roxio Easy Media Creator 7
4.3. Usando o Nero Burning ROM 5
4.4. Usando o Nero Express 6
5. Testando os Seus Discos
6. Nós precisamos de seu comentário
A. Histórico de revisão

1. Introdução

A distribuição do Fedora é fornecida em forma de imagens de sistemas de arquivos no formato padrão ISO 9660. Você pode copiar estas imagens ISO em um CDROM ou DVD para produzir um disco inicializável.
Antes de instalar o Fedora em um computador a partir de um disco, você deve transferir, ou gravar, os arquivos ISO em uma mídia de disco virgem (CD-R/RW ou DVD-R/RW). Este documento descreve o procedimento usado para gravar estes arquivos usando algumas ferramentas comuns. Este documento supõe que você não tem experiência com Linux e que você está usando Microsoft Windows para efetuar download e gravar os arquivos.

O Projeto Fedora somente suporta software que faça parte da distribuição do Fedora.

Somente os programas produzidos e distribuídos como parte do Fedora, são suportados pelo projeto. Outros softwares mencionados neste artigo, têm somente a pretenção de guiar o usuário na direção correta. O Fedora não é responsável por estes pacotes de softwares, e seu uso é descrito aqui meramente como uma conveniência para o leitor. Não se tem a pretenção de se tornar um guia compreensivo para gravar ISOs sob qualquer sistema operacional.

2. Baixando

Os arquivos ISO são grandes e portanto pode-se demorar bastante para baixá-los, especialmente se você estiver usando um modem dial-up. O uso de um gerenciador para baixar arquivo pode ser uma boa idéia.

2.1. Escolhendo entre CD ou DVD

O Fedora é distribuído em vários arquivos de imagem ISO no tamanho de um CD, ou em um único arquivo de imagem ISO no tamanho de um DVD. Você pode utilizar um único arquivo ISO de DVD se o seu computador satisfizer os seguintes requisitos:
  • Um drive de DVD gravável ou regravável
  • Um drive NTFS com espaço suficiente para armazenar o arquivo de imagem
Para gravar o arquivo ISO de DVD em um disco, o seu computador precisa ter um gravador de DVDs. Se o seu computador apenas tiver um gravador de CDs, baixe os arquivos compatíveis ao tamanho de CD.
Alguns sistemas de arquivo não podem armazenar arquivos maiores do que 2 GB, como por exemplo, uma imagem de DVD. O sistema de arquivos comumente usado NTFS não tem esta limitação, mas vários outros formatos têm, como é o caso de sistemas FAT32. Para verificar a formatação de um drive em Windows (por exemplo, C:), clique em Iniciar e então clique em Meu Computador. Clique com o botão direito no drive que você deseja verificar e selecione Propriedades. A caixa de diálogo que aparece exibe o formato do sistema de arquivos no drive selecionado. Se você não possuir um drive NTFS com espaço livre suficiente, baixe os arquivos de CD ao invés do de DVD.
Crie um novo diretório onde você possa baixar este(s) arquivo(s). Você precisa aproximadamente 700 MB de espaço disponível para cada ISO de CD, ou aproximadamente 3.5 GB para o arquivo de DVD. Este documento supõe que você baixou o(s) arquivo(s) para uma pasta com o seguinte caminho: C:\Documentos e Configurações\Nome do usuário\Meus Documentos\Meus Downloads\Fedora.

2.2. Escolhendo os Arquivos ISO

Os arquivos exatos que você precisa baixar do servidor de downloads dependem do seu sistema e da versão do Fedora que você está baixando. Os arquivos que você precisa têm seus nomes no formato Fedora-<versão>-<arquitetura>-disco<número>.iso, onde "<versão>" é a versão do Fedora que você gostaria de efetuar download, "<arquitetura>" é a arquitetura do processador do seu computador e "<número>" é o número do disco para cada um dos CDs de instalação. No caso de DVD de instalação, é adicionado DVD ao nome do arquivo.
A arquitetura do processador é normalmente i386 para PCs de 32 bits, incluindo as famílias de processadores Pentium e Athlon. A arquitetura é normalmente x86_64 para PCs de 64 bits, incluindo a família de processadores Athlon 64. A arquitetura é normalmente ppc para computadores PowerPC, incluindo a maioria dos Apple Mac disponíveis antes deles iniciarem a utilização de chips da Intel no MacBook. Na dúvida, o seu sistema provavelmente precisa das versões i386.
Por exemplo, se você está baixando do 11 para um computador Pentium 4, O arquivo correto é Fedora-i386-DVD.iso. Talvez você também precise do arquivo SHA1SUM para validar os arquivos que você baixou, verificando se os mesmos estão completos e corretos.

3. Validando os arquivos

Erros podem ocorrer ao baixar, mesmo se o seu gerenciador para baixar arquivos não os relate. Por isso, é importantíssimo que verifique-se que os arquivos não foram corrompidos de nenhuma forma. Este é o propósito do arquivo SHA1SUM. Ele contém uma linha para cada arquivo ISO disponível, com um código de verificação chamado hash computado a partir do arquivo ISO original.

Verificação automática de erros do BitTorrent

O BitTorrent efetua esta verificação de erros automaticamente ao baixar. Se o seu aplicativo BitTorrent relatar que todos os arquivos foram baixados com sucesso, você pode pular este passo com segurança.

3.1. Validando no Ambiente Gráfico do Windows

Existem uma série de produtos gratuitos disponíveis para a validação de arquivos e hashing que possuem interfaces do tipo apontar e clicar. Aqui estão links para alguns deles:
Siga as instruções fornecidas para instalar o programa. Quando você executar o programa, use as ferramentas de seleção de arquivos disponíveis para selecionar as imagens de arquivos ISO que você baixou. Logo após, selecione o algoritmo SHA-1 para o cálculo e rode a ferramenta. O programa demora um pouco para acabar de rodar uma vez que precisa ler todo o arquivo ISO.
Abra o arquivo SHA1SUM com um editor de texto, como o Notepad por exemplo, para visualizar o seu conteúdo. Certifique-se de que o hash exibido pela ferramenta de hash para cada um dos arquivos ISO baixados correspondem exatamente aos respectivos hashes no arquivo SHA1SUM.
Se todos os hashes corresponderem, você pode então gravar os arquivos ISO em uma mídia. Se um arquivo não corresponder, você poderá ter que baixá-lo novamente.

CAVEAT EMPTOR

O Projeto Fedora e a Red Hat Inc. não têm controle sobre sites externos tais como os listados acima, nem tampouco sobre os programas que os mesmos oferecem.

3.2. Validando na Janela de Comandos do Windows

Para verificar os arquivos usando o prompt de comandos, você precisa baixar o programa sha1sum.exe. Para instruções e o link para baixar o programa, consulte http://lists.gnupg.org/pipermail/gnupg-announce/2004q4/000184.html.
O programa sha1sum.exe calcula e exibe hashes. Para usá-lo, salve o sha1sum.exe no mesmo diretório dos arquivos ISO. Selecione Executar... no menu Iniciar e então digite cmd para iniciar uma Janela de Comandos. Em seguida, mude para o diretório do download e execute o sha1sum para cada arquivo ISO da seguinte maneira:
cd "C:\Documentos e Configurações\Nome do usuário\Meus Documentos\Meus Downloads\Fedora"
sha1sum.exe Fedora-i386-DVD.iso
O programa demora um pouco para acabar de rodar uma vez que precisa ler todo o arquivo ISO.
Abra o arquivo SHA1SUM com um editor de texto como o Notepad por exemplo, para exibir seu conteúdo. Certifique-se de que o hash exibido pelo sha1sum.exe para cada arquivo ISO baixado corresponde exatamente ao respectivo hash no arquivo SHA1SUM.
Se todos os hashes corresponderem, você pode então gravar os arquivos ISO em uma mídia. Se um arquivo não corresponder, você poderá ter que baixá-lo novamente.

4. Gravando

O processo de gravação de um CD nem sempre é óbvio para usuários do Windows. Aplicativos do Windows muitas vezes permitem que usuários gravem discos de dados arrastando os arquivos fonte até uma janela e clicando no botão Gravar.
Entretanto, na verdade, a aplicação de gravação executa duas operações. Primeiro, ele cria uma imagem padrão ISO 9660, do mesmo tipo das usadas para instalar o Fedora, usando os arquivos que foram arrastados até a janela. Segundo, o aplicativo transfere o arquivo ISO para um CD virgem. Se o arquivo fonte original já estava formatado como uma imagem ISO, o CD resultante não é utilizável para fins de instalação.
Para criar os discos de instalação do Fedora, é vital que você execute somente o segundo passo com os arquivos ISO do Fedora. Abaixo estão listados os passos necessários para fazer isto usando vários aplicativos de gravação de CD populares.

Gravando disco no Fedora

Informações sobre como gravar mídia usando o Fedora são explanadas em https://fedoraproject.org/wiki/User_Guide-Using_Media.

4.1. Usando o ISO Recorder V2 Power Toy

Obtenha e instale o gravador de ISOs power toy a partir do site http://isorecorder.alexfeinman.com/isorecorder.htm.
  1. No gerenciador de arquivo Explorer, clique com o botão direito no primeiro arquivo ISO do Fedora.
  2. No menu de contexto, selecione Copiar imagem para CD.
  3. Siga os passos apresentados pela janela instantânea Assistente de gravação de CD.
  4. Repita o mesmo para os arquivos ISO restantes.

4.2. Usando o Roxio Easy Media Creator 7

  1. Inicie Criador Clássico.
  2. Selecione Outras tarefas.
  3. Selecione Queimar disco a partir de arquivo de imagem.
  4. Escolha o primeiro arquivo ISO do Fedora e grave-o.

4.3. Usando o Nero Burning ROM 5

  1. Inicie o programa.
  2. Abra o menu File.
  3. Selecione Burn Image.
  4. Escolha o primeiro arquivo ISO do Fedora e grave-o.
  5. Repita os passos acima para cada um dos demais arquivos ISO.

4.4. Usando o Nero Express 6

  1. Inicie o programa.
  2. Selecione Disc Image or Saved Project.
  3. Uma caixa de diálogo para abrir arquivos aparecerá. Selecione o primeiro arquivo ISO do Fedora. Clique em Abrir.
  4. Configure a velocidade de gravação para seu gravador. A melhor configuração depende da especificação do seu hardware.
  5. Clique Próximo para gravar.
  6. Repita os passos acima para os outros arquivos ISO.

5. Testando os Seus Discos

Para ter certeza de que os CDs funcionarão no seu sistema, talvez você queira gravar apenas o disco 1 e então executar o seguinte processo antes de gravar os outros:
  1. Seguindo as instruções fornecidas pelo fabricante do seu computador, certifique-se de que o BIOS do seu computador está configurado para inicializar a partir do drive de CD.
  2. Reinicialize o computador com o disco 1 no drive de CD. O menu de inicialização do instalador do Fedora deve aparecer.
  3. Pressione Enter.
  4. Siga as instruções na tela até que o sistema lhe pergunte se você gostaria de executar uma verificação de mídia.
  5. Conduza a verificação no primeiro disco. Se a verificação for bem sucedida, o seu disco está correto. À esta altura, o instalador ainda não mudou nada no seu computador. Remova o disco de instalação do Fedora e reinicie o sistema.
  6. Continue gravando qualquer outra mídia e verifique-os sempre antes da instalação com o primeiro disco que você tem certeza de estar em boas condições.

6. Nós precisamos de seu comentário

Uma vez submetendo um relatório de bug, por favor mencione a identificação do manual:Burning_ISO_images_to_disc.
Se você tiver uma sugestão para o melhoramento deste documento, por favor tente ser o mais específico possível em sua descrição. Caso você tenha encontrado um erro, por favor inclua o número da seção e alguns detalhes a respeito do texto para a nossa melhor identificação.

A. Histórico de revisão

Histórico de Revisões
Revisão 11.0.0Fri May 01 2009Paul W. Frields
Atualização para o Fedora 11
Revisão 10.0.0Fri Nov 07 2008Karsten Wade
Atualização para o Fedora 10