The text of and illustrations in this document are licensed by Red Hat under a Creative Commons Attribution–Share Alike 3.0 Unported license ("CC-BY-SA"). An explanation of CC-BY-SA is available at http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/. The original authors of this document, and Red Hat, designate the Fedora Project as the "Attribution Party" for purposes of CC-BY-SA. In accordance with CC-BY-SA, if you distribute this document or an adaptation of it, you must provide the URL for the original version.
Red Hat, as the licensor of this document, waives the right to enforce, and agrees not to assert, Section 4d of CC-BY-SA to the fullest extent permitted by applicable law.
Red Hat, Red Hat Enterprise Linux, the Shadowman logo, JBoss, MetaMatrix, Fedora, the Infinity Logo, and RHCE are trademarks of Red Hat, Inc., registered in the United States and other countries.
Linux® is the registered trademark of Linus Torvalds in the United States and other countries.
All other trademarks are the property of their respective owners.
Resumo
Este documento explica como transferir e instalar o Fedora. Não
cobre todos os possíveis cenários, mas descreve passos que irão
funcionar na maior parte das situações no hardware mais comum.
Este guia mostra-lhe como descarregar uma imagem do CD Fedora 12 live, gravar essa imagem para um disco, e utilizar esse disco para instalar o Fedora 12 num típico computador de secretária ou portátil. Este guia não é uma descrição completa do processo de instalação e todas as suas opções — para mais detalhes, consulte o Guia de Instalação do Fedora 12, disponível em http://docs.fedoraproject.org/install-guide/f12/.
2. Requisitos
Para criar um CD live do Fedora, você precisa:
uma ligação de banda larga à Internet.
um computador com um gravador de CD ou DVD.
software que lhe permita criar um CD a partir de um ficheiro de imagem.
CD em branco e gravável.
Se você não tiver uma ligação rápida à Internet ou se tiver problemas a criar os discos de arranque, a transferência poderá não ser uma opção. Os discos CD e DVD do Fedora estão disponíveis em diversas fontes à volta do mundo a um custo mínimo. Utilize o seu motor de busca favorito na Web para localizar um vendedor ou consulte http://fedoraproject.org/wiki/Distribution.
O computador onde pretende instalar o Fedora 12 a partir de um CD live deve ter:
um leitor de CD ou DVD, e a capacidade de arrancar a partir deste dispositivo.
um processador a 400 MHz ou melhor
pelo menos 256 MB de memória (RAM)
pelo menos 10 GB de espaço livre no disco duro.
Estas especificações representam o mínimo para utilizar o Fedora em modo gráfico. Quase todos os portáteis ou computador de secretária fabricados nos últimos dez anos cumprem estes requisitos. Para mais detalhes acerca dos requisitos de hardware para o Fedora 12, consulte as Notas de Lançamento do Fedora 12, disponíveis em http://docs.fedoraproject.org/release-notes/f12/.
Se o seu computador não tem um leitor de CD ou DVD, ou não tem a capacidade de arrancar a partir deste, então talvez consiga instalar o Fedora a partir de um dispositivo USB, como uma caneta USB. Consulte a página do liveusb-creator em https://fedorahosted.org/liveusb-creator/ para instruções.
A sequência de passos para produzir um CD a partir de um ficheiro de imagem varia muito de computador para computador, dependendo do sistema operativo e do software de gravação instalados. Utilize este procedimento como um guia genérico. Você pode conseguir omitir certos passos no seu computador, ou ter de efectuar alguns dos passos numa ordem diferente da descrita aqui.
Tenha a certeza que o seu software de gravação é capaz de gravar discos a partir de ficheiros de imagens. Embora isto seja verdade na maioria do software de gravação, existem excepções.
Em particular, note que a funcionalidade de gravar CDs do Windows XP e do Windows Vista não permite gravar CDs a partir de imagens e que versões mais antigas do sistema operativo Windows não têm nenhuma capacidade de gravação de CDs instalada por omissão. Portanto, se o seu computador tem o sistema operativo Windows instalado, você precisa de software adicional para esta tarefa. Exemplos de software de gravação de CDs populares para Windows, que você talvez já tenha no seu computador, incluem o Nero Burning ROM e o Roxio Creator. Se você utiliza o sistema operativo Windows no seu computador e não tem software instalado de gravação de discos (ou se você não tem a certeza se o software pode gravar discos a partir de ficheiros de imagens) o InfraRecorder é uma alternativa adequada disponível em http://www.infrarecorder.org/, e é livre e de código aberto.
O software Utilitário de Disco instalado por omissão com o Mac OS X nos computadores Apple já tem a capacidade de gravar CDs a partir de imagens. Em Linux, os programas normalmente utilizados, como o Brasero ou o K3b, também incluem esta capacidade.
Insira um CD em branco no gravador de CDs ou DVDs do seu computador. Em alguns computadores, abre uma janela que apresenta várias opções quando se insere o disco. Se vir uma janela como esta, procure a opção que inicia o programa de gravação de discos. Se não vir uma opção como esta, feche a janela e inicie o programa manualmente.
Inicie o seu programa de gravação de discos. Em alguns computadores, você pode fazer isto carregando com o botão direito do rato (ou CTRL+Click) sobre o ficheiro da imagem e seleccionado uma opção do menu com o nome como Copiar imagem para CD, ou Copiar imagem de CD ou DVD. Outros computadores podem disponibilizar uma opção do menu para iniciar o seu programa preferido de gravação de discos, directamente ou com uma opção tipo Abrir Com. Se nenhuma destas opções estiver disponível no seu computador, inicie o programa a partir de um ícone no seu ambiente de trabalho, de um menu de aplicações como o Start no sistema operativo Windows, ou na pasta Aplicações do Mac.
No seu programa de gravação de discos, seleccione a opção de gravar um CD a partir de um ficheiro de imagem. Por exemplo, no Nero Burning ROM, esta opção é chamada Gravar Imagem e está localizada no menu Ficheiro.
Note que pode saltar este passo quando utiliza determinados programas de gravação de CDs; por exemplo, o Utilitário de Disco no Mac OS X não o necessita.
Navegue até ao ficheiro de imagem do CD do Fedora live que descarregou anteriormente e seleccione-o para gravação.
Carregue no botão que inicia o processo de gravação.
Verifique o CD
Depois do processo de gravação estar concluído, navegue pelo CD e verifique o seu conteúdo. Se gravou o disco correctamente, ele deve conter determinados ficheiros e directórios, incluindo GPL, README, LiveOS, EFI, e isolinux. Se só consegue visualizar um único ficheiro de nome Fedora-12-i686-Live.iso, você gravou o ficheiro da imagem propriamente dito para o CD, em vez de gravar o CD a partir do ficheiro da imagem. Neste caso, você não pode utilizar este CD e tem de tentar novamente.
5. Arranque o seu computador a partir do CD
Ligue o seu computador, insira o Fedora 12 live CD no leitor de CDs ou DVDs, e reinicie o computador com o disco ainda no leitor. Idealmente, você deve ver o ecrã de arranque do Fedora e um temporizador de 10 segundos:
O ecrã de arranque mostra um temporizador.
Figura 1. Ecrã de arranque do live CD do Fedora
Se não vê este ecrã, talvez precise de seleccionar uma opção manualmente para fazer o seu computador arrancar de CD. Ligue o seu computador, e esteja atento ao ecrã inicial da BIOS para o prompt que indica qual a tecla a utilizar para:
um menu de arranque, ou
o utilitário de configuração da BIOS
A opção de menu de arranque é recomendada. Se não consegue identificar o prompt, consulte a documentação do fabricante do seu computador ou placa-mãe, para a tecla correcta. Em muitos sistemas, a tecla necessária será F12, F2, F1, ou Delete.
6. Inicie a sessão no sistema Fedora live
Depois de uma contagem de dez segundos, o seu computador carrega o sistema Fedora live e apresenta-lhe um ecrã de início de sessão:
O ecrã de início de sessão do sistema Fedora live. Em baixo, uma barra de menu para seleccionar a língua e a disposição do teclado. Ao meio do ecrã, uma caixa de diálogo contém o botão de Inicio de Sessão.
Figura 2. O ecrã de início de sessão do sistema Fedora live
Seleccione a sua língua e disposição do teclado nos menus da barra cinzenta existente na parte de baixo do ecrã.
Carregue no botão Inicio de Sessão. É iniciado o ambiente de trabalho do sistema Fedora live.
O ambiente de trabalho do sistema Fedora live consiste em barras de menu em cima e em baixo do ecrã, com quatro ícones na área de trabalho. Faça duplo-click no ícone Instalar para Disco Duro para iniciar o programa de instalação.
O ambiente de trabalho do sistema Fedora live. Existem barras de menus em cima e em baixo do ecrã, e os ícones Computador, Pasta Pessoal do Utilizador live, Lixo, e Instalar para o Disco Duro na área de trabalho.
Figura 3. O ambiente de trabalho do sistema Fedora live
7. Bem-vindo ao Fedora
O ecrã de Boas Vindas não lhe pede nenhuma informação.
A língua que seleccionar aqui irá ser a língua por omissão do sistema operativo assim que este estiver instalado. Seleccionar a língua apropriada também ajuda à configuração do fuso horário mais à frente na instalação. O programa de instalação tenta definir o fuso horário apropriado baseado no que for especificado neste ecrã.
Ecrã de selecção de língua.
Figura 4. Language Selection
Assim que seleccionar a língua apropriada, carregue em Seguinte para continuar.
9. Keyboard Configuration
Utilizando o rato, seleccione o tipo de disposição correcta (por exemplo, Portugal) para o teclado que prefere utilizar para a instalação e para standard do sistema (consulte a figura abaixo).
Assim que fizer a sua selecção, carregue em Seguinte para continuar.
Ecrã de configuração do teclado
Figura 5. Keyboard Configuration
10. Inicializar o Disco Rígido
Se não forem encontradas tabelas de partições nos discos duros existentes, o programa de instalação pede para inicializar os discos duros. Esta operação torna torna os dados existentes ilegíveis. Se o seu sistema tem um disco novo sem sistema operativo instalado, ou se removeu todas as partições do disco duro, carregue em Re-inicializar disco.
Ecrã de Aviso – A inicializar o disco duro.
Figura 6. Ecrã de Aviso – A inicializar o disco duro
11. Actualizar um Sistema Existente
Se o seu sistema contiver uma instalação de Fedora ou Red Hat Linux, irá aparecer uma janela a perguntar se deseja actualizar essa instalação. Para efectuar uma actualização de um sistema existente, escolha a instalação apropriada na lista abaixo e carregue em Prosseguir.
O ecrã de actualização.
Figura 7. O ecrã de actualização
12. Configuração da Rede
A configuração pede-lhe para fornecer um nome para a máquina e domínio deste computador, no formato nome_máquina.nome_domínio. Muitas redes têm o serviço DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) que automaticamente fornecem aos sistemas ligados um domínio, deixando ao utilizador a tarefa de inserir apenas o nome da máquina.
A não ser que tenha necessidades específicas para personalizar o nome da máquina e do domínio, a configuração por omissão localhost.localdomain é uma boa escolha para a maioria dos utilizadores.
A definir o nome da máquina
Figura 8. A definir o nome da máquina
13. Selecção do Fuso-Horário
Defina o seu fuso horário, seleccionando a cidade mais próxima da localização física do seu computador. Click no mapa mundo para aumentar uma região geográfica em particular.
Existem duas formas de para seleccionar o seu fuso horário:
Utilizando o rato, click no mapa interactivo para seleccionar uma cidade especifica (representadas pelos pontos amarelos). Um X vermelho irá aparecer indicando a sua selecção.
Você também pode percorrer a lista, na parte de baixo do ecrã, para seleccionar o seu fuso horário. Utilizando o rato, click numa localização para destacar a sua selecção.
Ecrã de configuração do fuso horário.
Figura 9. Configurar o Fuso-Horário
Seleccione Próximo para continuar.
14. Definir a Senha de Root
Definir uma senha de root é um dos passos mais importantes durante a instalação. A conta de root é similar à conta administrador, utilizada nas máquinas Microsoft Windows. A conta de root é utilizada para instalar pacotes, actualizar RPMs, e realizar a maioria das tarefas de manutenção do sistema. Iniciar a sessão como root dá-lhe completo controle sobre o seu sistema.
A definir a sua senha de root.
Figura 10. Senha de Root
Insira a senha de root no campo Senha de Root. Por motivos de segurança o Fedora mostra os caracteres como asteriscos. Insira a mesma senha no campo Confirmação para garantir que está definida correctamente. Depois de definir a senha de root, seleccione Seguinte para prosseguir.
15. Configuração do Particionamento de Disco
Neste ecrã você pode escolher criar uma disposição por omissão ou particionar manualmente utilizando a opção Criar disposição por omissão.
As primeiras quatro opções permitem-lhe efectuar uma instalação automática sem ter de particionar os seus discos pessoalmente. Se não se sente confortável para particionar o seu sistema, é recomendado que você não escolha a opção para criar uma disposição personalizada e deixe, em vez disso, o programa de instalação particionar o sistema por si.
Particionamento Automático.
Figura 11. Criar uma Disposição Por Omissão
Criar disposição por omissão permite-lhe ter algum controle relativamente a que dados são removidos (se forem) do seu sistema. As suas opções são:
Utilizar o disco inteiro — seleccione esta opção para remover todas as partições dos seus discos duros (isto inclui partições criadas por outros sistemas operativos, como partições VFAT ou NTFS do Windows).
Aviso
Se seleccionar esta opção, todos os dados dos seus discos duros são removidos pelo programa de instalação. Não seleccione esta opção se tem informações que quer manter nos discos duros onde esta a instalar o Fedora.
Substituir o sistema Linux existente — seleccione esta opção para remover apenas as partições Linux (partições criadas numa instalação Linux anterior). Isto não remove outras partições que possa ter nos seus discos duros (como partições VFAT ou FAT32).
Encolher sistema existente — seleccione esta opção para redimensionar os seus dados e partições manualmente e instalar uma disposição Fedora por omissão no espaço libertado.
Aviso
Se redimensionar partições onde estão instalados outros sistemas operativos, pode não poder utilizar esses sistemas operativos. Embora esta opção de particionamento não destrua dados, os sistemas operativos normalmente precisam de algum espaço livre. Antes de redimensionar uma partição que contém um sistema operativo que precise de utilizar novamente, descubra quanto espaço livre precisa de manter.
Utilizar espaço livre — seleccione esta opção para manter os dados actuais e partições, assumindo que tem espaço livre suficiente disponível nos seus discos duros.
Utilizando o rato, escolha os dispositivos de armazenamento nos quais deseja instalar o Fedora. Se tem dois ou mais dispositivos, pode escolher quais os que devem conter esta instalação. Dispositivos não seleccionados, e respectivos dados, não são tocados.
Carregue em Seguinte para prosseguir, depois de ter feito as duas selecções.
16. Gravar alterações para disco
O instalador pede-lhe para confirmar as opções de particionamento que seleccionou. Carregue em Gravar alterações para disco para permitir que o instalador particione o seu disco duro e instale o Fedora.
A caixa de diálogo Gravar configurações de armazenamento para disco deixa-o escolher entre Gravar alterações para disco ou Voltar atrás.
Figura 12. A escrever configuração de armazenamento para disco
Se está seguro que deseja prosseguir, carregue em Escrever alterações para disco.
Última oportunidade para cancelar com segurança
Até este ponto no processo de instalação, o instalador não fez alterações permanentes ao seu computador. Quando carregar em Gravar alterações para disco, o instalador irá alocar espaço no seu disco duro e iniciar a transferência do Fedora para este espaço. Dependendo das opções de particionamento que escolheu, este processo pode incluir a remoção de dados previamente existentes no seu computador.
Para rever qualquer uma das escolhas que fez até este ponto, carregue em Voltar atrás. Para cancelar a instalação por completo, desligue o seu computador. Para desligar a maioria dos computadores nesta fase, pressione o botão de ligar/desligar durante alguns segundos.
Depois de carregar em Gravar alterações para disco, permita que o processo de instalação termine. Se o processo for interrompido (por exemplo, por si, desligando o computador, ou por uma falha de energia) você, provavelmente, não poderá utilizar o seu computador até que reinicie e complete o processo de instalação do Fedora, ou reinstale um sistema operativo diferente.
17. Configuração do Gestor de Arranque
Algumas opções de particionamento causam o aparecimento do ecrã de configuração do gestor de arranque. Se não vir este ecrã, passe para Secção 18, “Package Group Selection”.
O GRUB (GRand Unified Bootloader), que é instalado por omissão, é um gestor de arranque muito poderoso. O GRUB pode arrancar diversos sistemas operativos livres, assim como sistemas operativos proprietários com arranque-em-cadeia ("chain-loading") (o mecanismo para carregar sistemas operativos não suportados, como DOS ou Windows, carregando outro gestor de arranque).
Configure como gostaria de arrancar o sistema.
Figura 13. Configuração do Gestor de Arranque
Se não existirem mais sistemas operativos no seu computador, ou se estiver a remover completamente outros sistemas operativos o programa de instalação irá instalar o GRUB como gestor de arranque sem intervenção. Nesse caso pode continuar para Secção 18, “Package Group Selection”.
Se tem outros sistemas operativos já instalados, o Fedora tenta detectá-los automaticamente e configurar o GRUB para os arrancar. Você pode configurar manualmente qualquer sistema operativo se o GRUB não os detectar.
Para adicionar, remover ou alterar as configurações do sistema operativo detectado, utilize as opções disponíveis.
Adicionar
Seleccione Adicionar para incluir um sistema operativo adicional no GRUB.
Seleccione, a partir da lista, a partição de disco que contém o sistema operativo de arranque e atribua-lhe um nome. O GRUB mostra este nome no seu menu de arranque.
Editar
Para alterar uma entrada do menu de arranque do GRUB, seleccione a entrada e depois seleccione Editar.
Apagar
Para remover uma entrada do menu de arranque do GRUB, seleccione a entrada e depois seleccione Apagar.
Seleccione Por Omissão ao lado da partição de arranque pretendida para escolher o seu SO de arranque por omissão. Você não pode continuar a instalação sem escolher uma imagem de arranque por omissão.
18. Package Group Selection
Se instalar a partir de uma imagem Fedora live, você não pode seleccionar pacotes. Este método de instalação transfere uma cópia da imagem live, ao invés de instalar pacotes a partir de um repositório. Para alterar a selecção de pacotes, complete a instalação, e utilize a aplicação Adicionar/Remover Software para efectuar as alterações desejadas.
Se você está a instalar o Fedora a partir do DVD ou do conjunto de seis CDs, consulte Apêndice A, Package Group Selection para detalhes sobre a selecção de pacotes.
19. A Instalar os Pacotes
Nesta fase não existe nada para você fazer até que todos os pacotes estejam instalados. A rapidez desta instalação depende do número de pacotes que seleccionou e da velocidade do seu computador.
Depois da instalação estar concluída, seleccione Reiniciar para reiniciar o seu computador. O Fedora ejecta qualquer disco antes de reiniciar o computador.
20. Primeiro arranque
O Primeiro Arranque é executado da primeira vez que inicia um novo sistema Fedora. Utilize o Primeiro Arranque para configurar o sistema para utilização antes de iniciar uma sessão.
Ecrã de Boas Vindas do Primeiro Arranque
Figura 14. Ecrã de Boas Vindas do Primeiro Arranque
Seleccione Seguinte para iniciar Primeiro Arranque.
21. Acordo de Licenciamento
Este ecrã apresenta um resumo dos termos de licenciamento do Fedora. Cada pacote de software no Fedora é coberto pela sua própria licença. Todas as linhas de orientação para o Fedora estão localizadas em http://fedoraproject.org/wiki/Legal/Licenses.
Ecrã da licença no primeiro arranque
Figura 15. Ecrã da licença no primeiro arranque
Se concorda com os termos da licença, seleccione Próximo.
22. Utilizador do Sistema
Neste ecrã crie uma conta de utilizador para si próprio. Utilize sempre esta conta para iniciar uma sessão no sistema Fedora, em vez de utilizar a conta root.
Ecrã de criação de utilizador do primeiro arranque
Figura 16. Ecrã de criação de utilizador do primeiro arranque
23. Data e Hora
Se o seu sistema não tem acesso à Internet ou a um servidor de tempo na rede, manualmente defina a data e hora para o seu sistema neste ecrã. Caso contrário, utilize
servidores NTP (Network Time Protocol) para manter a precisão do relógio. O NTP permite a sincronização do tempo a computadores na mesma rede. A Internet contém muitos computadores que oferecem o serviço NTP publicamente.
Ecrã de data e hora do primeiro arranque
Figura 17. Ecrã de data e hora do primeiro arranque
24. Perfil de Hardware
Primeiro arranque apresenta um ecrã que lhe permite submeter anonimamente o seu perfil de hardware para o Projecto Fedora. Os programadores utilizam estes detalhes de hardware para conduzir os esforços de novo suporte. Pode ler mais acerca deste projecto e o seu desenvolvimento em http://smolts.org/.
Ecrã do perfil de hardware do primeiro arranque
Figura 18. Ecrã do perfil de hardware do primeiro arranque
Para aderir a este importante trabalho, seleccione Submeter Perfil. Se optar por não submeter nenhuns dados do perfil, não altere o valor pré-definido. Seleccione Terminar para continuar para o ecrã de início de sessão.
25. A sua instalação está concluída
O Fedora está agora instalado no seu computador. Inicie a sessão com o nome de utilizador e senha que criou durante o processo de instalação.
Se você encontrar um erro tipográfico neste manual, ou se tiver uma sugestão de como melhorar este manual, gostaríamos muito de ouvir o que tem a dizer! Por favor, envie um relatório no Bugzilla: http://bugzilla.redhat.com/bugzilla/ no produto Fedora Documentation.
Quando submeter um relatório de erro, não se esqueça de mencionar o identificador do manual: installation-quick-start-guide
Se tiver uma sugestão para melhorar a documentação, tente ser o mais específico possível na sua sugestão. Se encontrou um erro, por favor, inclua o número da secção e algum texto circundante, para que possamos encontrá-lo facilmente.
A. Package Group Selection
apenas DVD ou conjunto de seis CDs
Você não verá este ecrã se estiver a instalar o Fedora a partir de um CD live.
O ecrã Instalação de Pacotes Pré-Definidos aparece e detalha o conjunto de pacotes por omissão para a sua instalação Fedora.
Escolha que grupos de pacotes você deseja instalar.
Figura A.1. Package Group Selection
Por omissão, o processo de instalação do Fedora carrega uma selecção de software que é adequado para um sistema de secretária. Para incluir ou remover software para tarefas comuns, seleccione os itens relevantes a partir da lista:
Escritório e Produtividade
Esta opção providencia a suite de produtividade OpenOffice.org, a aplicação de gestão de projectos Planner, ferramentas gráficas como o GIMP, e aplicações multimédia.
Desenvolvimento de Software
Esta opção disponibiliza as ferramentas necessárias para compilar software no seu sistema Fedora.
Servidor Web
Esta opção disponibiliza o servidor Web Apache.
Para personalizar ainda mais a selecção de pacotes, seleccione a opção Personalizar agora que aparece no ecrã. Carregando em Seguinte passa para o ecrã de Selecção de Grupos de Pacotes.
A.1. Personalizar a Selecção de Software
Escolha adicionar ou remover pacotes opcionais deste grupo.
Figura A.2. Detalhes do Grupo de Pacotes
O Fedora divide o software incluído em
grupos de pacotes. Para uma maior facilidade de utilização, o ecrã de selecção de pacotes apresenta estes grupos como categorias.
Você pode seleccionar grupos de pacotes, que agrupam componentes de acordo com a função (por exemplo, Sistema X Window e Editores), pacotes individuais, ou uma combinação de ambos.
Depois de escolher os pacotes pretendidos, seleccione Seguinte para prosseguir. O Fedora verifica a sua selecção e automaticamente adiciona pacotes necessários ao software que seleccionou. Quando tiver terminado a selecção de pacotes, carregue em Fechar para gravar a sua selecção de pacotes opcionais e retornar ao ecrã principal de selecção de pacotes.
B. Histórico de Revisões
Historial de Revisões
Revisão 1.1
Tue Sep 29 2009
RüdigerLandmann
Actualizar para o Fedora 12
Revisão 0.1
Tue Jul 14 2009
RüdigerLandmann
Versão inicial com secções copiadas do guia de instalação do Fedora 11 e do Leia-me: Imagens Live