Capítulo 11. Gerenciador de Inicialização

Um gerenciador de inicialização é um pequeno programa que lê e inicia o sistema operacional. O Fedora Core usa o GRUB por padrão. Se você tiver vários sistemas operacionais, o gerenciador de inicialização determina qual deve ser carregado normalmente através da sua seleção em um menu.

Pode ser que você já tenha um gerenciador de inicialização instalado no seu sistema. Um sistema operacional pode instalar o seu gerenciador de inicialização próprio ou você pode ter instalado um gerenciador de inicialização de terceiros. Se o seu gerenciador não reconhecer as partições de Linux, você pode não ser capaz de inicializar o Fedora Core. Use o GRUB como o seu gerenciador de inicialização para inicializar o Linux e a maioria dos outros sistemas operacionais. Siga as instruções neste capítulo para instalar o GRUB.

[Atenção]Instalando o GRUB

Se você instalar o GRUB, o mesmo pode vir a sobrescrever o seu gerenciador de inicialização existente.

A tela seguinte mostra as opções de configuração do gerenciador de inicialização.

Tela configuração do gerenciador de inicialização

Figura 11.1. Tela Configuração do Gerenciador de Inicialização

11.1. Mantendo a sua Configuração Existente do Gerenciador de Inicialização

Por padrão, o programa de instalação instala o GRUB no registro mestre de inicialização, ou MBR (Master Boot Record), do dispositivo para o sistema de arquivos raiz. Para evitar a instalação de um novo gerenciador de inicialização, selecione Nenhum gerenciador de inicialização será instalado.

[Importante]Gerenciador de Inicialização Necessário

O seu computador deve ter o GRUB ou outro gerenciador de inicialização instalado para inicializar, a menos que você crie um disco de inicialização separado, a partir do qual o sistema poderá ser inicializado.

Você pode precisar personalizar a instalação do GRUB para suportar corretamente algumas configurações de hardware ou do sistema. Para especificar as opções de compatibilidade, selecione a opção Configurar opções avançadas do gerenciador de inicialização. Isto faz com que apareça uma segunda tela de opções, quando você clicar em Próximo. A Seção 11.4, “Opções Avançadas do Gerenciador de Inicialização” explica as funcionalidades da tela adicional.