Capítulo 10. Particionamento de Disco

O Fedora Core cria e usa várias partições nos discos rígidos disponíveis. Você pode personalizar tanto as partições como a maneira como os discos do seu sistema são geridos. O Seção 10.1, “Informações Gerais Sobre Partições” explica as partições de disco em mais detalhes.

[Importante]Configurando Dispositivos RAID

As funcionalidades de RAID permitem que um grupo, ou matriz, de unidades atuem como um único dispositivo. Configure quaisquer funções de RAID oferecidas pela placa mãe do seu computador, ou por placas controladoras conectadas antes de iniciar o processo de instalação. Cada grupo RAID ativo aparece como um único drive dentro do Fedora.

Em sistemas com mais de um disco rígido, você pode configurar o Fedora Core para operar várias unidades como um grupo de RAID do Linux, sem necessitar de qualquer hardware adicional. Os grupos de RAID por software do Linux são explicados na Seção 10.2, “Disk Druid”.

[Nota]Mudando de Idéia

O processo de instalação não faz alterações ao seu sistema, até que a instalação de pacotes comece. Você pode usarVoltar para retornar às telas anteriores e mudar as suas a qualquer momento.

tela opções de particionamento

Figura 10.1. Tela Opções de Particionamento

O campo na tela mostra os drives disponíveis. Por padrão, o processo de instalação poderá afetar todas os drives no seu computador. Para garantir que unidades específicas não sejam particionadas novamente, desmarque a opção ao lado do nome dessas unidades nesta lista.

O processo de instalação elimina as partições de Linux existentes nos drives selecionados e as substitui pelo conjunto predefinido de partições do Fedora Core. Todos os outros tipos de partições mantém-se inalterados. Por exemplo, partições usadas pelo Microsoft Windows, e as partições de recuperação do sistema criadas pelo fabricante do sistema são deixadas intactas. Você pode escolher uma alternativa na lista:

Remover todas as partições nas unidades selecionada e criar um layout padrão

Evite esta opção, a menos que você queira remover todos os sistemas operacionais e dados existentes nos drives selecionados.

Remover todas as partições Linux nos drives selecionados e criar um layout padrão

Se os drives selecionados tiverem quaisquer partições de Linux, esta opção as remove e instala o Fedora Core no espaço livre resultante. Esta opção não modifica as partições atribuídas a outros sistemas operacionais não-Linux. Entretanto, esta opção não distingue as partições que estejam atribuídas a outras distribuições do Linux e removerá as mesmas caso existam.

Usar o espaço livre das unidades selecionadas e criar um layout padrão

Se os drives selecionados tiverem capacidade que ainda não tenha sido atribuída a nenhuma partição, esta opção instala o Fedora Core no espaço livre. Isto garante que as partições existentes não sejam modificadas pelo processo de instalação.

Criar layout personalizado

Você pode indicar manualmente a forma de repartição dos drives selecionados. A tela seguinte permite-lhe configurar os drives e partições do seu computador. Se escolher esta opção, o Fedora Core não criará partições padrão.

Selecione Rever e modificar o layout do particionamento para personalizar o conjunto de partições que o Fedora Core cria, para configurar o seu sistema para que use drives em grupos RAID, ou para modificar as opções de inicialização do seu computador. Se você optar por uma das opções de particionamento alternativas, isto fica selecionado automaticamente.

Use a opção Opções avançadas de armazenamento se:

Escolha uma opção de particionamento e selecione Próximo para continuar.

[Nota]A Tela Seguinte

A próxima tela é a dos Dispositivos de Rede, discutida no Capítulo 12, Configuração de Rede, a não ser que você selecione uma opção para personalizar o layout das partições. Se optar tanto por Criar layout personalizado como por Rever e modificar o layout do particionamento, siga para a Seção 10.1, “Informações Gerais Sobre Partições”.

10.1. Informações Gerais Sobre Partições

Um sistema Fedora Core tem pelo menos três partições:

  • Uma partição de dados montada em /boot

  • Uma partição de dados montada em /

  • Uma partição de troca (swap)

Muitos sistemas têm mais partições que o mínimo indicado acima. Escolha partições com base nas suas necessidades particulares para o sistema. Por exemplo, considere a criação de uma partição /home separada em sistemas que guardem dados de usuários, devido às razões dadas na Seção 10.1.3, “Criando uma Partição /home.

Se não tiver a certeza de como deseja configurar as partições para o seu computador, aceite o layout de partições padrão.

A RAM instalada no seu computador oferece uma quantidade de memória para os sistemas em execução. Os sistemas Linux usam troca para expandir a memória disponível, movendo automaticamente partes da memória entre a RAM e partições de troca caso não haja RAM suficiente disponível. Além disso, certas funcionalidades de gestão de energia guardam toda a memória de um sistema suspenso nas partições de troca disponíveis. Se você indicar manualmente as partições no seu sistema, crie uma partição de troca que tenha mais capacidade que a RAM do computador.

As partições de dados proporcionam o armazenamento de arquivos. Cada partição de dados têm um ponto de montagem, o qual indica o diretório do sistema cujo conteúdo reside nessa partição. Uma partição sem ponto de montagem não é acessível aos usuários. Dados que não estejam localizados em qualquer outra partição residem na partição / (ou raiz).

[Importante]A raiz e o /root

A partição / (ou raiz) é o topo da estrutura de diretórios. O diretório /root (algumas vezes referida como "barra-root") é o diretório pessoal da conta do administrador do sistema.

Na configuração mínima indicada acima:

  • Todos os dados sob a pasta /boot/ ficam na partição /boot. Por exemplo, o arquivo /boot/grub/grub.conf fica na partição /boot.

  • Todos os arquivos fora da partição /boot, como o /etc/passwd, ficam na partição /.

Subdiretórios também podem ser atribuídos a partições. Alguns administradores criam tanto a partição /usr como a /usr/local. Nesse caso, os arquivos sob a /usr/local, como /usr/local/bin/foo, ficam na partição /usr/local. Todos os outros arquivos em /usr/, como /usr/bin/foo, ficam na partição /usr.

Se você criar várias partições, em vez de uma partição / grande, as atualizações ficam mais fáceis. Veja a descrição do Disk Druid, mais precisamente da opção Editar, para mais informações.

[Dica]Deixar a Capacidade em Excesso Livre

Atribua capacidade de armazenamento apenas às partições que você necessita imediatamente. Você poderá alocar espaço livre a qualquer momento para responder às necessidades à medida que apareçam.

10.1.1. Tipos de Partição

Todas as partições têm um tipo de partição, para indicar o formato do sistema de arquivos nessa partição. O sistema de arquivos permite ao Linux organizar, buscar e obter os arquivos mantidos nessa partição. Use o sistema de arquivos ext3 para as partições de dados que não façam parte do LVM, a menos que você tenha necessidades específicas que necessitem de outro tipo de sistema de arquivos. de arquivos.

10.1.2. Compreendendo o LVM

Partições de LVM (Logical Volume Management - Gestão de Volumes Lógicos) oferecem um conjunto de vantagens sobre as partições normais. As partições de LVM são formatadas como volumes físicos. Um ou mais volumes físicos são combinados para formar um grupo de volumes. O armazenamento total de cada grupo de volumes é então dividido em um ou mais volumes lógicos. Os volumes lógicos funcionam, de certa forma, como as partições de dados normais. Eles têm um tipo de sistema de arquivos, como o ext3, e um ponto de montagem.

[Nota]A Partição /boot e o LVM

Só um sistema Linux ativo poderá ler ou gravar em volumes LVM. Por essa razão, a partição /boot que inicia o seu sistema deverá estar fora dos volumes físicos do LVM.

Um administrador poderá aumentar ou diminuir os volumes lógicos sem destruir os dados, ao contrário das partições de disco normais. Se os volumes físicos de um grupo de volumes estiverem em drives separados ou em grupos de RAID, então os administradores também poderão implementar um volume lógico em diversos dispositivos de armazenamento.

Você poderá perder dados se mudar um volume lógico para uma capacidade menor que os dados do volume necessitarem. Por possibilitar máxima flexibilidade, crie volumes lógicos para que satisfaçam as suas necessidades atuais e deixe a capacidade de armazenamento em excesso disponível. Você pode seguramente aumentar volumes lógicos para que usem o espaço disponível à medida que for necessário.

[Nota]LVM e o Layout de Partições Padrão

Por padrão, o processo de instalação cria as partições de dados e de troca dentro de volumes de LVM, com uma partição /boot em separado.

10.1.3. Criando uma Partição /home

Se você prever que você ou outros usuários armazenarão dados no sistema, crie uma partição separada para o diretório /home, dentro de um grupo de volumes. Com uma /home em separado, você pode atualizar ou reinstalar o Fedora Core sem apagar os arquivos de dados dos usuários. O LVM oferece-lhe a capacidade de adicionar mais capacidade de armazenamento para dados de usuários posteriormente.