O Disk Druid é um programa interativo para editar partições do disco. Usuários rodam o programa apenas dentro do sistema de instalação do Fedora Core. O Disk Druid permite-lhe configurar o RAID por software do Linux e o LVM para oferecer um armazenamento de dados mais extensível e confiável.
![]() | Modificando o Layout Padrão do LVM |
---|---|
O layout padrão coloca todo o espaço de armazenamento num único volume físico de LVM, com um volume lógico para o sistema. Para tornar a capacidade disponível para partições adicionais, você deve Editar o volume lógico com o ponto de montagem |
O Disk Druid exibe as seguintes ações no programa de instalação:
Selecione esta opção para adicionar uma partição ou volume físico de LVM ao disco. Na janela Adicionar partição, escolha um ponto de montagem e um tipo de partição. Se tiver mais que um disco no sistema, escolha os discos onde a partição poderá ficar. Indique um tamanho em megabytes para a partição.
Você pode também escolher entre três opções de dimensionamento da sua partição:
Use um tamanho físico o mais próximo possível do seu item.
Aumenta a partição até um tamanho máximo que você determinar.
Aumenta a partição até que preencha o resto dos discos selecionados.
![]() | Tamanhos das Partições |
---|---|
A partição no disco poderá ficar ligeiramente menor ou maior do que a sua escolha. Questões de geometria de discos provocam este efeito, e isto não é um erro. |
Depois de indicar os detalhes da sua partição, clique em OK para continuar.
Selecione esta opção para editar uma partição existente, um grupo de volumes de LVM ou um volume físico de LVM que ainda não faça parte de um grupo de volumes. Para mudar o tamanho de um volume físico de LVM, remova-o primeiro de quaisquer grupos de volumes.
![]() | Removendo Volumes Físicos de LVM |
---|---|
Ao remover um volume físico de LVM de um grupo de volumes, você remove quaisquer volumes lógicos que o mesmo contenha. |
Edite uma partição para mudar o seu tamanho, ponto de montagem ou o tipo de sistema de arquivos. Use esta função para:
corrigir um erro ao configurar as suas partições
migrar partições de Linux, se estiver atualizando ou reinstalando o Fedora Core
oferecer um ponto de montagem para partições não-Linux, como as que são usadas em alguns sistemas operacionais Windows
Se precisar fazer mudanças drásticas à sua configuração de partições, talvez você queira excluir as partições e começar novamente. Se o seu disco conter dados que precisem ser mantidos, faça um backup primeiro antes de editar quaisquer partições. Se você editar o tamanho de uma partição, você pode vir perder todos os dados nela contidos.
Se o seu sistema conter várias partições separadas para os dados do sistema e do usuário, é mais fácil atualizar o seu sistema. O programa de instalação permite-lhe apagar ou manter os dados nas partições que desejar. Se os seus dados de usuário estiverem numa partição /home
separada, você poderá manter os dados, enquanto remove as partições do sistema, como a /boot
.
Selecione esta opção para excluir uma partição existente ou volume físico de LVM. Para excluir um volume físico de LVM, é preciso remover todos os grupos de volumes dos quais esse volume físico fizer parte.
Se cometer algum erro, use a opção Restaurar para abandonar todas as alterações que fez.
Selecione esta opção para forçar o Disk Druid a abandonar todas as alterações feitas às partições do disco.
Selecione esta opção para configurar o RAID por software no seu sistema Fedora.
Escolha esta opção para adicionar uma partição de RAID por software. Esta é a única opção disponível se o seu disco não tiver partições de RAID por software.
Escolha esta opção para criar um dispositivo de RAID a partir de duas ou mais partições de RAID por software existentes. Esta opção fica disponível se duas ou mais partições de RAID por software tiverem sido configuradas.
Escolha esta opção para criar uma réplica de RAID de um disco existente. Esta opção fica disponível se houverem dois ou mais discos conectados ao sistema.
Selecione esta opção para configurar o LVM no seu sistema Fedora. Crie primeiro, pelo menos, uma partição ou dispositivo de RAID por software como um volume físico de LVM, usando o diálogo Nova.
Para atribuir um ou mais volumes físicos a um grupo de volumes, dê primeiro um nome ao grupo de volumes. Em seguida, selecione os volumes físicos a serem usados no grupo de volumes. Finalmente, configure os volumes lógicos em quaisquer grupos de volumes usando as opções Adicionar, Editar e Excluir.
Você não pode remover um volume físico de um grupo de volumes se isto resultaria em espaço insuficiente para os volumes lógicos desse grupo. Imagine, por exemplo, um grupo de volumes feito com duas partições de volumes físicos de 5 GB, que contém um volume lógico de 8 GB. O instalador não lhe permitiria remover qualquer um dos volumes físicos que o compõem, dado que deixaria apenas 5 GB no grupo para um volume lógico de 8 GB. Se reduzir o tamanho total dos volumes lógicos, de forma apropriada, poderá então remover um volume físico do grupo de volumes. No exemplo, a redução do tamanho lógico para 4 GB, permitiria a remoção de um dos volumes físicos de 5 GB.
![]() | LVM Indisponível nas Instalações em Modo Texto |
---|---|
A configuração inicial do LVM não está disponível numa instalação em modo texto. O instalador permite-lhe editar volumes pré-configurados do LVM. Se você precisar criar uma configuração de LVM do zero, clique em Alt-F2, para usar o terminal, e execute o comando |
Depois de terminar a configuração e rever a sua configuração de partições, selecione o botão Prosseguir para continuar com o processo de instalação.