Capítulo 15. Selecção de 'Software'

Por omissão, o processo de instalação do Fedora carrega uma selecção de 'software' adequada para uma estação de trabalho.

O ecrã de selecção de tarefas.

Figura 15.1. Ecrã de Selecção de Tarefas

Para incluir ou remover programas para as tarefas mais comuns, seleccione os itens relevantes:

Escritório e Produtividade

Esta opção oferece o pacote de produtividade OpenOffice.org, a aplicação de gestão de projectos Planner, as ferramentas gráficas, como o GIMP e as aplicações multimédia.

Desenvolvimento de 'Software'

Esta opção oferece as ferramentas necessárias para compilar as aplicações no seu sistema Fedora.

Servidor Web

Esta opção oferece o servidor Web Apache.

15.1. Instalar a Partir de Repositórios Adicionais

Poderá definir repositórios adicionais para aumentar as aplicações disponíveis no seu sistema, durante a instalação. Um repositório é um local na rede que guarda os pacotes de 'software', em conjunto com os meta-dados que os descrevem. Muitos dos pacotes de aplicações usados no Fedora precisam de ter instalado outro 'software'. O instalador usa os meta-dados para garantir que esses requisitos são cumpridos para todas as aplicações que seleccionar para instalar.

O repositório de aplicações Fedora Extras contém milhares de pacotes adicionais, que você poderá adicionar na altura da instalação, se o desejar. Para adicionar o repositório de 'software' Fedora Extras ao programa de instalação, seleccione o Fedora Extras da listagem de repositórios. O Fedora Extras já está definido no programa de instalação e não necessita da introdução de mais dados. Para mais informações acerca do Fedora Extras, veja as Notas da Versão ou o http://fedoraproject.org/wiki/Extras.

[Nota]O Fedora Extras e a Ligação à Rede

A selecção do repositório Fedora Extras fica disponível se você tiver uma ligação à Internet.

Para incluir aplicações de outros repositórios que não os do Fedora Core e o Fedora Extras, seleccione a opção Adicionar os repositórios de 'software' adicionais. A seguinte lista inclui exemplos de formas de utilização desta opção.

  • Obter o Último 'Software' do Fedora. Se indicar a localização de um repositório de actualizações para o Fedora Core, o seu sistema irá ter as versões mais recentes das aplicações do Core. Não terá de efectuar uma actualização do sistema, após a instalação, para obter estas actualizações. Este uso é ideal se você estiver a instalar através da Internet ou de qualquer rede onde a largura de banda seja um problema.

    [Cuidado]Actualizações

    As actualizações de pacotes, durante o ciclo de lançamento de uma única versão do Fedora Core, pretendem actualizar apenas essa versão. Se estiver a actualizar uma versão anterior do Fedora Core, poderá ter alguns problemas se inclui um repositório de actualizações neste passo. Os problemas são menos prováveis se efectuar uma instalação do zero.

  • Instalar 'Software' de Terceiros. Poderá indicar a localização de um repositório de terceiros. Dependendo da configuração desse repositório, deverá ser capaz de instalar aplicações não-Fedora durante a instalação.

Se seleccionar a opção Adicionar repositórios de 'software' adicionais, aparece a seguinte janela:

O ecrã para Adicionar um Repositório.

Figura 15.2. Ecrã para Adicionar um Repositório

Indique um nome para o repositório e o URL da sua localização. Aqui estão alguns URLs para listagens de réplicas de repositórios de 'software' específico do Fedora.

  • Actualizações do Fedora Core - http://fedora.redhat.com/download/mirrors/updates-released-fc6

  • Fedora Extras - http://fedora.redhat.com/download/mirrors/fedora-extras-6

Os URLs acima fornecem uma lista com as réplicas actuais. Não as poderá usar directamente na janela para Adicionar um repositório. Vá ao URL para obter uma lista com os locais actuais do repositório. Se encontrar o texto $ARCH no URL, substitua pela arquitectura do seu sistema. Veja mais informações sobre as arquitecturas em Capítulo 2, Compreender o i386 e as Outras Arquitecturas de Computadores.

Logo que tenha indicado as informações sobre um repositório adicional, o instalador lê os meta-dados do pacote pela rede. O 'software' marcado explicitamente será então incluído no sistema de selecção dos grupos de pacotes. Veja mais informações sobre a selecção de pacotes em Secção 15.2, “Personalizar a Selecção do 'Software'”.

[Nota]Ao Recuar Apaga os Dados de Repositórios Adicionais

Se optar por Retroceder no ecrã de selecção de pacotes, todos os dados extra de repositórios que tiver introduzido serão perdidos. Isto permite-lhe cancelar efectivamente os repositórios extra. De momento, não existe nenhuma forma de cancelar apenas um único repositório, assim que for introduzido.