A.2. Activar o Acesso Remoto ao Sistema de Instalação

Poderá aceder tanto às interfaces gráficas ou de texto para o sistema de instalação dos outros sistemas. O acesso a um ecrã de modo texto obriga a usar o telnet, que está instalado por omissão nos sistemas Fedora. Para aceder remotamente ao ecrã gráfico de um sistema de instalação, use um cliente que suporte o protocolo de ecrã VNC (Virtual Network Computing). Um conjunto de fornecedores disponibilizam clientes de VNC para o Microsoft Windows e o Mac OS, assim como para os sistemas baseados em UNIX.

[Dica]Instalar um Cliente de VNC no Fedora

O Fedora inclui o vncviewer, o cliente oferecido pelos programadores do VNC. Para obter o vncviewer, instale o pacote vnc.

O sistema de instalação suporta dois métodos para estabelecer uma ligação de VNC. Poderá iniciar a instalação e ligar-se manualmente ao ecrã gráfico com um cliente de VNC noutro sistema. Em alternativa, poderá configurar o sistema de instalação para se ligar automaticamente a um cliente de VNC na rede que esteja a correr no modo de escuta.

A.2.1. Activar o Acesso Remoto com o VNC

" Para activar o acesso gráfico remoto ao sistema de instalação, indique duas opções na linha de comandos:

linux vnc vncpassword=qwerty

A opção vnc activa o serviço de VNC. A opção vncpassword define uma senha para o acesso remoto. O exemplo acima configura essa senha como qwerty.

[Nota]Senhas de VNC

A senha de VNC deverá ter pelo menos seis caracteres.

Indique a língua, a disposição de teclado e a configuração da rede para o sistema de instalação com os ecrãs seguintes. Poderá então aceder à interface gráfica, através de um cliente de VNC. O sistema de instalação mostra a configuração de ligação correcta para o cliente de VNC:

Starting VNC...
The VNC server is now running.
Please connect to computer.mydomain.com:1 to begin the install...
Starting graphical installation...
Press <enter> for a shell

Poder-se-á então ligar ao sistema de instalação com um cliente de VNC. Para executar o cliente vncviewer no Fedora, escolha as AplicaçõesAcessóriosVisualizador de VNC ou escreva o comando vncviewer numa janela de terminal. Indique o servidor e o número do ecrã na janela do Servidor de VNC. Para o exemplo acima, o Servidor de VNC será igual a computador.dominio.com:1.

A.2.2. Ligar o Sistema de Instalação ao Modo de Escuta de VNC

Para que o sistema de instalação se ligue automaticamente a um cliente de VNC, inicie primeiro o cliente no modo de escuta. Nos sistemas Fedora, use a opção -listen para executar o vncviewer no modo de escuta. Numa janela de terminal, indique o comando:

 vncviewer -listen
[Nota]Reconfiguração da 'Firewall' Necessária

Por omissão, o utilitário vncviewer fica à espera de pedidos no porto 5500 de TCP. Para permitir ligações a este porto noutros sistemas, escolha SistemaAdministraçãoNível de Segurança e 'Firewall'. Seleccione Outros portos e Adicionar. Indique 5500 no campo Porto(s) e tcp como Protocolo.

Logo que o cliente em escuta esteja activo, inicie o sistema de instalação e configure as opções de VNC na linha de comandos boot:. Para além do vnc e do vncpassword, use a opção vncconnect para indicar o nome ou endereço IP do sistema que tenha o cliente à espera. Para indicar o porto de TCP do sistema em escuta, adicione dois-pontos e o número de porto ao nome do sistema.

Por exemplo, para se ligar a um cliente de VNC no sistema consola.dominio.com no porto 5500, indique o seguinte na linha de comandos boot::

linux vnc vncpassword=qwerty vncconnect=consola.dominio.com:5500

A.2.3. Activar o Acesso Remoto com o Telnet

Para activar o acesso remoto a uma instalação em modo de texto, use a opção telnet na linha de comandos boot::

linux text telnet

Poder-se-á então ligar ao sistema de instalação com o utilitário telnet. O comando telnet necessita do nome ou endereço IP do sistema de instalação:

telnet computador.dominio.com
[Cuidado]O Acesso de Telnet Não Necessita de Senha

Para garantir a segurança do processo de instalação, use apenas a opção telnet para instalar os sistemas em redes com acesso restrito.