Seleccione a opção Personalizar agora para indicar os pacotes de 'software' no seu sistema final, em mais detalhe. Esta opção faz com que o processo de instalação mostre um ecrã de personalização adicional, quando seleccionar a opção Prosseguir.
![]() | Instalar o Suporte para Línguas Adicionais |
---|---|
Seleccione a opção Personalizar agora para instalar o suporte para as línguas adicionais. Veja em Secção 15.2.2, “Suporte de Línguas Adicionais” mais informações sobre a configuração do suporte de línguas. |
O Fedora divide o 'software' incluído em grupos de pacotes. Para ser mais fácil de usar, o ecrã de selecção de pacotes mostra estes grupos como seis categorias:
Para ver os grupos de pacotes de uma categoria, seleccione-a na lista à esquerda. A lista à direita mostra os grupos de pacotes para a categoria seleccionada de momento.
Para indicar um grupo de pacotes na instalação, assinale a opção ao lado do grupo. A área no fundo do ecrã mostra os detalhes do grupo de pacotes que está seleccionado de momento. Nenhum dos pacotes de um grupo será instalado, a menos que a opção para esse grupo esteja seleccionada.
Se seleccionar um grupo de pacotes, o Fedora instala automaticamente os pacotes de base e obrigatórios para esse grupo. Para mudar os pacotes opcionais que serão instalados dentro de um grupo seleccionado, escolha o botão de Pacotes Opcionais, sob a descrição do grupo. Depois, use a opção ao lado do nome de um pacote individual para mudar a sua selecção.
Depois de escolher os pacotes desejados, carregue em Prosseguir para seguir em frente. O Fedora Core verifica a sua selecção e adiciona automaticamente os pacotes-extra que forem necessários para usar o 'software' que seleccionar.
Os pacotes que seleccionar não são permanentes. Depois de arrancar o seu sistema, use a ferramenta pirut para fazer selecções diferentes de 'software' para o seu sistema. Para executar esta ferramenta, no menu principal, seleccione a opção Aplicações → Adicionar/Remover 'Software'. O sistema de gestão de aplicações do Fedora transfere os últimos pacotes dos servidores de rede, em vez de usar os dos discos de instalação.
O seu sistema Fedora Core suporta automaticamente a língua que tiver seleccionado no início do processo de instalação. Para incluir o suporte para outras línguas adicionais, seleccione o grupo de pacotes dessas línguas, na categoria Línguas.
Todas as instalações do Fedora Core incluem os seguintes serviços de rede:
registos centralizados, através do 'syslog'
e-mail através de SMTP (Simple Mail Transfer Protocol)
partilha de ficheiros na rede através de NFS (Network File System)
acesso remoto através de SSH (Secure SHell)
aconselhamento de recursos através do mDNS (multicast DNS - DNS por difusão)
A instalação por omissão também inclui:
transferência de ficheiros pela rede através de HTTP (HyperText Transfer Protocol)
impressão através do CUPS (Common UNIX Printing System)
acesso remoto ao ecrã através do VNC (Virtual Network Computing)
Alguns processos automatizados no seu sistema Fedora usam o serviço de e-mail para enviar relatórios e mensagens para o administrador do sistema. Por omissão, o e-mail, o registo e os serviços de impressão não aceitam ligações de outros sistemas. O Fedora instala a partilha por NFS, o HTTP e os componentes de VNC sem activar esses serviços.
Poderá configurar o seu sistema Fedora, após a instalação, para oferecer os serviços de e-mail, partilha de ficheiros, registo, impressão e acesso remoto ao ecrã. O serviço de SSH está activo por omissão. Poderá usar o NFS para aceder aos ficheiros noutros sistemas sem activar o serviço de partilha do NFS.