Capítulo 11. Gestor de Arranque

Um gestor de arranque é um pequeno programa que lê e lança o sistema operativo. O Fedora Core usa o GRUB por omissão. Se tiver vários sistemas operativo, o gestor de arranque determina qual deve carregar, oferecendo normalmente um menu.

Poderá ter um gestor de arranque já instalado no seu sistema. Um sistema operativo poderá instalar o seu gestor de arranque próprio ou poderá ainda ter instalado um gestor de arranque de terceiros. Se o seu gestor não reconhecer as partições de Linux, poderá não ser capaz de arrancar o Fedora Core. Use o GRUB como o seu gestor de arranque para arrancar o Linux e a maioria dos outros sistemas operativos. Siga as direcções neste capítulo para instalar o GRUB.

[Atenção]Instalar o GRUB

Se instalar o GRUB, este poderá sobrepor o seu gestor de arranque existente.

O ecrã seguinte mostra as opções de configuração do gestor de arranque.

O ecrã de configuração do gestor de arranque.

Figura 11.1. Ecrã de Configuração do Gestor de Arranque

11.1. Manter a sua Configuração Existente do Gestor de Arranque

Por omissão, o programa de instalação instala o GRUB no master boot record (sector-mestre de arranque), ou MBR, do dispositivo para o sistema de ficheiros da raiz. Para recusar a instalação de um novo gestor de arranque, seleccione a botão Não instalar um gestor de arranque.

[Importante]Gestor de Arranque Necessário

O seu computador deverá ter o GRUB ou outro gestor de arranque instalado para arrancar, a menos que crie um disco de arranque separado, a partir do qual deverá arrancar.

Poderá ter de personalizar a instalação do GRUB para suportar correctamente algumas configurações de 'hardware' ou do sistema. Para indicar as opções de compatibilidade, seleccione a opção Configurar as opções avançadas do gestor de arranque. Isto faz com que apareça um segundo ecrã de opções, quando escolher o botão Prosseguir. O Secção 11.4, “Opções Avançadas do Gestor de Arranque” explica as funcionalidades do ecrã adicional.