Este documento oferece uma referência para usar o 'software' de instalação do Fedora Core, conhecido como anaconda
. Para saber mais sobre o anaconda
, visite a página Web do projecto: http://www.fedoraproject.org/wiki/Anaconda.
Tanto o anaconda
como os sistemas Fedora Core usam um conjunto comum de componentes de 'software'. Para informações mais detalhadas sobre as tecnologias-chave, veja as páginas Web indicadas abaixo:
O Fedora Core usa o gestor de arranque GRUB
. Veja em http://www.gnu.org/software/grub/ mais informações.
O Fedora Core usa o parted
para repartir os discos. Veja em http://www.gnu.org/software/parted/ mais informações.
A LVM (Logical Volume Management - Gestão de Volumes Lógicos) oferece aos administradores um conjunto de funcionalidades para gerir o armazenamento. Por omissão, o processo de instalação do Fedora formata as unidades como volumes de LVM. Veja em http://www.tldp.org/HOWTO/LVM-HOWTO/ mais informações.
O 'kernel' do Linux usado no Fedora Core incorpora o ALSA (Advanced Linux Sound Architecture). Para mais informações sobre o ALSA, veja a página Web do projecto: http://www.alsa-project.org/.
Tanto o sistema de instalação como o Fedora Core usam o pacote Xorg
para oferecer as capacidades gráficas. As componentes do Xorg
fazem a gestão do ecrã, teclado e rato para os ambientes gráficos com que os utilizadores interagem. Veja em http://www.x.org/ mais informações.
O Fedora Core e o anaconda
incluem o 'software' de VNC (Virtual Network Computing) para activar o acesso remoto aos ecrã gráficos. Para mais informações sobre o VNC, veja a documentação na página Web do RealVNC: http://www.realvnc.com/documentation/.
Por omissão, o Fedora Core usa a linha de comandos bash
da GNU para oferecer uma interface para a linha de comandos. Os Utilitários Básicos da GNU completam o ambiente da linha de comandos. Veja em http://www.gnu.org/software/bash/bash.html mais informações sobre a bash
. Para aprender mais sobre os Utilitários Básicos da GNU, veja em http://www.gnu.org/software/coreutils/.
O Fedora Core incorpora o pacote do OpenSSH para oferecer um acesso remoto ao sistema. O serviço do SSH activa um conjunto de funções, que incluem o acesso à linha de comandos por outros sistemas, a execução de comandos remota e a transferência de ficheiros pela rede. Durante o processo de instalação, o anaconda
poderá usar a funcionalidade do scp
do OpenSSH para transferir relatórios de estoiros para sistemas remotos. Veja a página Web do OpenSSH para mais informações: http://www.openssh.com/.
O SELinux oferece capacidades de Controlo de Acesso Obrigatório (MAC - Mandatory Access Control) que complementam as funcionalidades normais de segurança do Linux. Veja a FAQ do SELinux para mais informações: http://fedora.redhat.com/docs/selinux-faq/.
O 'kernel' do Linux usado no Fedora Core incorpora a plataforma netfilter
para oferecer as funcionalidades de 'firewall'. A página Web do projecto Netfilter fornece documentação tanto para o netfilter
como para as funcionalidades de administração do iptables
: http://netfilter.org/documentation/index.html.
O Fedora Core usa o yum
para gerir os pacotes RPM que compõem o sistema. Veja em http://fedora.redhat.com/docs/yum/ mais informações.
O Xen oferece a capacidade de correr simultaneamente vários sistemas operativos no mesmo computador. O Fedora Core inclui também ferramentas para instalar e gerir os sistemas secundários numa máquina do Fedora. Poderá seleccionar o suporte do Xen durante o processo de instalação ou em qualquer altura posterior. Veja em http://www.fedoraproject.org/wiki/Tools/Xen mais informações.