4.2. Preparar os Discos de Arranque USB

[Atenção]Perda de Dados

Este procedimento destrói os dados no disco. Salvaguarde as informações importantes antes de começar. Alguns modelos de discos USB usam partições adicionais ou programas para oferecer funções como a encriptação. Este procedimento poderá tornar difícil ou impossível aceder a essas áreas especiais no seu disco de arranque.

O ficheiro images/diskboot.img no primeiro disco de instalação do Fedora Core é uma imagem de arranque desenhada para discos USB. Este ficheiro também aparece nos servidores de FTP e Web que oferecem o Fedora Core.

Estão disponíveis vários utilitários para o Windows e o Linux que conseguem gravar ficheiros de imagem num dispositivo. O Linux inclui o comando dd para este fim.

O utilitário dd obriga a que indique o ficheiro do dispositivo que corresponde ao suporte físico. O nome do ficheiro do dispositivo corresponde ao nome atribuído ao dispositivo pelo seu sistema. Todos os ficheiros de dispositivos aparecem na pasta /dev/. Por exemplo, o /dev/sda corresponde ao primeiro dispositivo USB, SATA ou SCSI que se encontra ligado ao sistema.

Para saber o nome que o seu sistema atribui ao suporte físico:

  1. Abra uma janela de terminal. Num sistema Fedora, escolha em AplicaçõesAcessóriosTerminal para iniciar um terminal.

  2. Ligue ou introduza o disco.

  3. Na janela de termina, escreva o seguinte comando:

    dmesg

    Procure os itens no resultado do dmesg relacionados com a detecção de um novo dispositivo SCSI. Os sistemas Linux tratam os suportes USB como dispositivos SCSI.

    [Dica]Usar o Mapeador de Dispositivos

    Nos sistemas Fedora Core 5 e posteriores, poderá ser mais simples de descobrir o nome correcto do dispositivo se usar a pasta /dev/disk/. Use o comando ls -l /dev/disk/por-id/ para ver os dispositivos de disco, reunidos pelo modelo e nome do dispositivo.

  4. Desmonte o suporte. Num sistema Fedora, carregue com o botão direito no ícone que corresponde ao suporte e seleccione Desmontar o Volume. Em alternativa, introduza este comando numa janela de terminal:

    umount /dev/<dispositivo>
    

    Substitua o <dispositivo> pelo nome do ficheiro de dispositivo correcto do suporte.

Para gravar um ficheiro de imagem no suporte de arranque com o dd, numa versão actual do Fedora Core, execute os seguintes passos:

  1. Localize o ficheiro da imagem.

  2. Ligue ou introduza o disco.

  3. O seu sistema poderá detectar e aceder automaticamente ao disco. Se isso acontecer, feche ou desmonte o suporte antes de continuar.

  4. Abra uma janela de terminal.

  5. Na janela de termina, escreva o seguinte comando:

    dd if=diskboot.img of=/dev/<dispositivo>
    

    Substitua o <dispositivo> pelo nome do ficheiro de dispositivo correcto do suporte.