15.2. Personalizar a Selecção do 'Software'

Seleccione a opção Personalizar agora para indicar os pacotes de 'software' no seu sistema final, em mais detalhe. Esta opção faz com que o processo de instalação mostre um ecrã de personalização adicional, quando seleccionar a opção Prosseguir.

[Nota]Instalar o Suporte para Línguas Adicionais

Seleccione a opção Personalizar agora para instalar o suporte para as línguas adicionais. Veja em Secção 15.2.2, “Suporte de Línguas Adicionais” mais informações sobre a configuração do suporte de línguas.

O Fedora divide o 'software' incluído em grupos de pacotes. Para ser mais fácil de usar, o ecrã de selecção de pacotes mostra estes grupos como seis categorias:

O ecrã de selecção dos grupos de pacotes.

Figura 15.3. Ecrã de Selecção dos Grupos de Pacotes

Para ver os grupos de pacotes de uma categoria, seleccione-a na lista à esquerda. A lista à direita mostra os grupos de pacotes para a categoria seleccionada de momento.

Para indicar um grupo de pacotes na instalação, assinale a opção ao lado do grupo. A área no fundo do ecrã mostra os detalhes do grupo de pacotes que está seleccionado de momento. Nenhum dos pacotes de um grupo será instalado, a menos que a opção para esse grupo esteja seleccionada.

Se seleccionar um grupo de pacotes, o Fedora instala automaticamente os pacotes de base e obrigatórios para esse grupo. Para mudar os pacotes opcionais que serão instalados dentro de um grupo seleccionado, escolha o botão de Pacotes Opcionais, sob a descrição do grupo. Depois, use a opção ao lado do nome de um pacote individual para mudar a sua selecção.

A janela de detalhes do grupo de pacotes.

Figura 15.4. Janela de Detalhes do Grupo de Pacotes

Depois de escolher os pacotes desejados, carregue em Prosseguir para seguir em frente. O Fedora Core verifica a sua selecção e adiciona automaticamente os pacotes-extra que forem necessários para usar o 'software' que seleccionar.

15.2.1. Mudar de Ideias

Os pacotes que seleccionar não são permanentes. Depois de arrancar o seu sistema, use a ferramenta pirut para fazer selecções diferentes de 'software' para o seu sistema. Para executar esta ferramenta, no menu principal, seleccione a opção AplicaçõesAdicionar/Remover 'Software'. O sistema de gestão de aplicações do Fedora transfere os últimos pacotes dos servidores de rede, em vez de usar os dos discos de instalação.

15.2.2. Suporte de Línguas Adicionais

O seu sistema Fedora Core suporta automaticamente a língua que tiver seleccionado no início do processo de instalação. Para incluir o suporte para outras línguas adicionais, seleccione o grupo de pacotes dessas línguas, na categoria Línguas.

15.2.3. Serviços Básicos de Rede

Todas as instalações do Fedora Core incluem os seguintes serviços de rede:

  • registos centralizados, através do 'syslog'

  • e-mail através de SMTP (Simple Mail Transfer Protocol)

  • partilha de ficheiros na rede através de NFS (Network File System)

  • acesso remoto através de SSH (Secure SHell)

  • aconselhamento de recursos através do mDNS (multicast DNS - DNS por difusão)

A instalação por omissão também inclui:

  • transferência de ficheiros pela rede através de HTTP (HyperText Transfer Protocol)

  • impressão através do CUPS (Common UNIX Printing System)

  • acesso remoto ao ecrã através do VNC (Virtual Network Computing)

Alguns processos automatizados no seu sistema Fedora usam o serviço de e-mail para enviar relatórios e mensagens para o administrador do sistema. Por omissão, o e-mail, o registo e os serviços de impressão não aceitam ligações de outros sistemas. O Fedora instala a partilha por NFS, o HTTP e os componentes de VNC sem activar esses serviços.

Poderá configurar o seu sistema Fedora, após a instalação, para oferecer os serviços de e-mail, partilha de ficheiros, registo, impressão e acesso remoto ao ecrã. O serviço de SSH está activo por omissão. Poderá usar o NFS para aceder aos ficheiros noutros sistemas sem activar o serviço de partilha do NFS.