A.4. Automatizar a Instalação com um 'Kickstart'

Um ficheiro de Kickstart indica a configuração de uma instalação. Logo que o sistema de instalação arranque, ele poderá ler um ficheiro de Kickstart e efectuar o processo de instalação sem mais nenhuma intervenção de um utilizador.

[Dica]Todas as Instalações Produzem um Ficheiro de 'Kickstart'

O processo de instalação do Fedora grava automaticamente um ficheiro de Kickstart que contém a configuração do sistema instalado. Este ficheiro é sempre gravado como /root/anaconda-ks.cfg. Poderá usar este ficheiro para repetir a instalação com uma configuração idêntica ou modificar as cópias para indicar a configuração para outros sistemas.

O Fedora inclui uma aplicação gráfica para criar e modificar os ficheiros de Kickstart, seleccionando as opções que desejar. Use o pacote system-config-kickstart para instalar este utilitário. Para carregar o editor de Kickstarts do Fedora, escolha a opção AplicaçõesFerramentas do Sistema'Kickstart'.

Os ficheiros de Kickstart indicam as opções de instalação em texto simples, com uma opção por cada linha. Este formato permite-lhe modificar os seus ficheiros de Kickstart com qualquer editor de texto, assim como criar programas ou aplicações que geram ficheiros de Kickstart para os seus sistemas.

Para automatizar o processo de instalação com um ficheiro de Kickstart, use a opção ks para indicar o nome e a localização do ficheiro:

 linux ks=local/ficheiro-kickstart.cfg

Poderá usar os ficheiros de Kickstart que sejam guardados em suportes removíveis, discos rígidos ou num servidor da rede. Veja em Tabela A.2, “Fontes do Kickstart” para ver as fontes suportadas pelo Kickstart.

Fonte do KickstartFormato da Opção

Leitor de CD ou DVD

ks=cdrom:/directoria/ks.cfg

Disco Rígido

ks=hd:/dispositivo/directoria/ks.cfg

Outro Dispositivo

ks=file:/dispositivo/directoria/ks.cfg

Servidor de HTTP

ks=http://servidor.dominio.com/directoria/ks.cfg

Servidor de FTP

ks=ftp://servidor.dominio.com/directoria/ks.cfg

Servidor de NFS

ks=nfs:servidor.dominio.com:/directoria/ks.cfg

Tabela A.2. Fontes do Kickstart

Para obter um ficheiro de Kickstart de um programa ou aplicação num servidor Web, indique o URL da aplicação com a opção ks=. Se adicionar a opção kssendmac, o pedido irá também enviar os cabeçalhos de HTTP para a aplicação Web. A sua aplicação poderá usar estes cabeçalhos para identificar o computador. Esta linha envia um pedido com os cabeçalhos para a aplicação http://servidor.dominio.com/kickstart.cgi:

linux ks=http://servidor.dominio.com/kickstart.cgi kssendmac